IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal abre nova consulta para lote da malha fina

A Receita Federal libera a partir desta segunda-feira, (24), a consulta para o lote da malha fina do Imposto de Renda (IR) 2022. Os valores serão restituídos no dia 31 de outubro, ocasião em que 471.447 contribuintes serão contemplados. 

IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal abre nova consulta para lote da malha fina
IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal abre nova consulta para lote da malha fina. (Imagem: FDR)

Nesta etapa da malha fina do Imposto de Renda, a Receita Federal devolverá o montante de R$ 800 milhões. Deste total, R$ 270 milhões serão direcionados a contribuintes com prioridade legal, grupo composto por:

  • 6.483 idosos com mais de 80 anos;
  • 54.365 idosos na faixa etária de 60 a 79 anos;
  • 5.516 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 23.070 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério

Mas a restituição do Imposto de Renda não para por aí. Um total de 382.013 contribuintes não prioritários também serão atendidos nesta primeira etapa. Para ter acesso aos valores, basta acessar a conta bancária informada durante a declaração do tributo. Os depósitos serão efetuados de modo automático ou via Pix

A restituição do Imposto de Renda será paga com a devida correção pela taxa básica de juros, a Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.

Se por alguma razão a quantia não for creditada automaticamente, basta se dirigir a uma agência do Banco do Brasil para resgatar os valores. O saldo ficará disponível para saque no BB pelo prazo de um ano.

Passado este período, o contribuinte precisará solicitar o saque da restituição através do portal e-CAC. Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois, “Meu Imposto de Renda”, e então clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”

Consulta do lote residual do Imposto de Renda

  1. Acesse o site www.gov.br/receitafederal
  2. Clique em “Meu Imposto de Renda”
  3. Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”
  4. Na página seguinte, aparecerá a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração
  5. Se encontrar alguma pendência, é possível retificar a declaração, corrigindo ou adicionando informações. Sem os dados corretos, a declaração não sai da malha fina e a restituição não é liberada nos lotes da Receita.

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.