- 1. A importância de contribuir para o INSS;
- 2. Como ter o pedido aceito pelo INSS;
- 3. Entenda como funciona o INSS
O processo de solicitação de aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Após anos de contribuição prestada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ter acesso ao seu direito se torna uma necessidade.
Para garantir que o começo dos anos sem emprego seja tranquilo, é importante se programar. Muitas vezes, o segurado do INSS começa a verificar nos extratos de suas contribuições apenas perto do que ele considera ser o seu prazo de trabalho. E essa falta de contato, pode tornar o sistema confuso para o contribuinte.
O Instituto Nacional do Seguro Social recolhe mensalmente uma porcentagem do salário mensal do trabalhador. Esse valor serve para ter acesso a diversos dos benefícios oferecidos pelo órgão. Inclusive auxílios importantes que podem auxiliar o empregado antes mesmo da aposentadoria.
Com esse recolhimento mensal, o funcionário tem direito ao pagamento de um auxílio em caso de incapacidade temporária. Antigamente chamado de auxílio doença, ele serve para manter a renda mensal quando o trabalhador precisa cuidar da saúde.
Esse benefício é garantido ao segurado após o período de carência mínimo de 12 meses. E, a depender da doença que esteja afligindo o segurado, não é necessário ter cumprido este tempo. Por isso, é importante ter conhecimento sobre os deveres e direitos incluídos na Previdência Social.
Como ter o pedido por benefício aceito pelo INSS
Planejamento é uma das bases para se criar estabilidade e segurança. Por isso, citamos abaixo algumas ideias que podem facilitar a solicitação do benefício de Previdência Social. Quanto mais cedo a organização for posta em prática, melhor será para o segurado que precisa ter acesso ao benefício no futuro.
Cronograma para aposentadoria
Ter um objetivo final bem estabelecido, pode ajudar o trabalhador a entender a aproximação de sua aposentadoria. Com os cálculos feitos de forma correta, já é possível criar uma previsão de data para dar início na aposentadoria.
Deste ponto em diante, cabe ao segurado escolher se vai seguir a projeção ou estudar novos caminhos. Por exemplo, com um cálculo base estruturado, é possível entender as vantagens de contribuir com uma porcentagem maior ou por mais tempo.
O funcionário pode estabelecer as margens de segurança que definem a data em que irá se aposentar. É bom incluir possíveis doenças, tempos de afastamento e necessidades acidentais no cálculo. Assim é criado um respiro para ocasiões eventuais e inesperadas.
Calcule a criação de um fundo extra
Por mais que a aposentadoria gere uma forma de segurança para o trabalhador, nem sempre ela cobre todas as suas despesas. Por isso, é interessante verificar a possibilidade de criar uma poupança para auxiliar nos orçamentos durante a aposentadoria.
Com o baixo poder de compra atual no Brasil, sustentar uma família com apenas um salário mínimo não é simples. Começar a injetar dinheiro em uma poupança desde cedo é importante. Com isso, é possível ter mais um auxílio na hora de fechar a conta, ou de uma emergência.
Uma medida que é importante de se levar em conta nesse cálculo é a inflação. Através das suas projeções é possível entender de quanto deverá ser a poupança para auxiliar.
Entenda como funciona o INSS
Por mais que o Instituto Nacional do Seguro Social esteja constantemente na mídia, muitos segurados não conhecem seus processos. Entender as metodologias e mudanças na Previdência Social podem ajudar o segurado na hora de fazer uma solicitação.
Os erros mais cometidos pelos trabalhadores que buscam o INSS estão relacionados a questões básicas. Erro no cálculo da data da aposentadoria, inconsistências no pagamento de recolhimentos e dados desatualizados são faltas frequentes.
Se estiver atento aos critérios e ao que é necessário para ter direito à aposentadoria, o beneficiário pode ter o pedido aceito de forma automática. Porém, para isso é necessário ter um profundo conhecimento de seu estado quanto à Previdência Social.
O INSS tem feito uso de uma inteligência artificial para realizar a análise dos pedidos de benefício feitos através do site. A tecnologia tem ajudado a diminuir o tempo de espera dos segurados pelos seus benefícios.
Se o robô consegue verificar de forma clara que todos os dados inseridos estão corretos, o pedido é aceito de forma automática. Essa possibilidade vem sendo encarada como uma medida positiva para muitos.