No país, o número de influenciadores de investimentos apresentou queda. Apesar disso, o engajamento dos perfis desses influencers teve um aumento considerável. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Em junho deste ano, os influenciadores de investimentos atingiram uma audiência estimada de 94,1 milhões. Os dados fazem parte da terceira edição do FInFluence – quem fala de investimentos nas redes sociais.
No entendimento da Anbima, os números reforçam o papel de relevância que essas pessoas desempenham na difusão da educação financeira e de temas relacionados a essa área no país.
A audiência apurada em junho representa um aumento de 27% em relação ao público medido na primeira edição do relatório da associação, que apurou dados entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021.
O levantamento mais recente também mostra que o número de influenciadores caiu 8% em comparação à segunda edição. Apesar disso, os brasileiros vêm demonstrando mais interesse pelo tema.
A pesquisa recente mostra que houve um aumento médio de 19% no engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) por post nas redes sociais.
De acordo com a gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados da Anbima, Amanda Brum, “os números comprovam a necessidade de dedicarmos atenção para esses personagens, que têm importância crescente em termos de engajamento e total de seguidores”
A executiva alega que esses influencers ”são responsáveis por levar temas como educação financeira e investimentos para um público cada vez mais amplo no Brasil”.
Produtos financeiros citados pelos influenciadores
Conforme o levantamento mais recente, houve menção a 52,8 mil produtos financeiros. De todos os 255 influencers analisados, 246 mencionaram ativos específicos.
A pesquisa revela que existe diferença na preferência de criadores e seguidores quando se trata dos produtos. A renda variável faz parte de 95% das publicações dos influencers.
Apesar disso, ao analisar o engajamento, a renda fixa atrai mais o público — com uma interação 207% maior.
Os principais influenciadores de investimentos do país
O levantamento da Anbima ranqueou os 10 principais influenciadores digitais de investimentos por meio de uma metodologia desenvolvida exclusivamente para medir a importância dessas pessoas.
Estes são os influencers com destaque:
- Economista Sincero (produtor de conteúdo)
- Fernando Ulrich (analista)
- Tiago Guitián Reis (analista)
- Rafael Balboa (produtor de conteúdo)
- Bruno Perini – Você MAIS Rico (produtor de conteúdo)
- O Primo Rico (produtor de conteúdo)
- Ports Trader (analista)
- Riqueza em Dias (analista)
- Me Poupe! (produtor de conteúdo)
- Felippe Hermes (produtor de conteúdo)
Confira a calculadora de investimento do FDR: