Confira dicas para empreendedores otimizarem seus negócios

A saúde financeira é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios. Especialista destaca o exemplo da eNotas, startup mineira que investiu fortemente no planejamento financeiro e recentemente foi adquirida pela Hotmart Company.

Confira dicas para empreendedores otimizarem seus negócios
Confira dicas para empreendedores otimizarem seus negócios (Imagem: Montagem/FDR)

Atualmente, a falta de recursos financeiros e má administração do dinheiro são umas das principais razões para o fracasso de negócios no Brasil, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio. O planejamento financeiro, feito por meio de projeções de receitas e despesas para um período determinado, é uma maneira de contornar este obstáculo que muitos empreendedores enfrentam.

Não por acaso, neste mês de outubro celebra-se a importância do planejamento financeiro, como forma de não apenas incentivar a organização das finanças, como também apontar os caminhos para a elaboração de um plano financeiro.

Planejamento de negócios

Todas as empresas devem elaborar um processo de planejamento concreto, até aquelas que vêm se destacando no mercado.

Como é o caso da eNotas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.

Por conta de sua forte presença no mercado, recentemente, a startup mineira foi adquirida pela Hotmart Company, empresa global de tecnologia e líder na Economia Criativa.

“O planejamento financeiro nos ajudou a estabelecer metas de curto e longo prazo que têm sido estratégicas para alcançar os nossos objetivos. Ele também serve como base para tomarmos decisões para permanecer no caminho certo ou para mudar a rota de acordo com o mercado. Com todos os números na mão de forma rápida, conseguimos ter muita clareza de quais estratégias têm funcionado ou não, do que deveríamos investir mais tempo e dinheiro para que possamos ter melhores retornos”, comenta Renata Fonseca, líder dos departamentos financeiro, controladoria, planejamento estratégico e jurídico, que atua na startup há cinco anos.

O Brasil, apenas no primeiro semestre deste ano, registrou uma média de 6 milhões de empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian.

O cenário fica ainda mais preocupante quando comparado ao mesmo período de 2021, já que houve um crescimento de 3,45% na inadimplência.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das dívidas em 2022 foi contraída pelos empreendedores no setor de Serviços (27,4%).

Dada a importância do processo, a especialista compartilha algumas dicas para que os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando seus negócios, consigam se organizar quanto aos seus planejamentos. Confira abaixo:

1 – Projete diferentes cenários

Como imprevistos podem acontecer e visto que o objetivo do planejamento financeiro é minimizar riscos, é essencial que se trabalhe imaginando diferentes cenários.

Perspectivas pessimistas, otimistas e realistas são bons pontos de partida.

“O intuito é estar preparado para as mais diversas situações. Esse é o principal ponto do planejamento financeiro”, comenta Renata.

2 – Faça projeções financeiras 

O ideal é realizar uma projeção financeira em conjunto com uma boa análise de mercado.

Leve em conta a análise da experiência do cliente e sempre alinhando os cenários com os objetivos traçados pela empresa.

3 – Não deixe a vida do sócio se misturar com a vida pessoal

Faz parte de uma boa gestão financeira, separar totalmente a vida dos sócios com a vida da empresa.

Afinal, os objetivos da empresa sempre devem ir além do ganho pessoal, de forma com que seja priorizado o produto, serviço e atendimento com o qual o negócio lida.

4 – Alie-se a tecnologia 

Se adaptar às novas tecnologias facilita o alcance de objetivos traçados ao longo do planejamento de forma intuitiva, visto que diversas plataformas buscam simplificar os processos para torná-las acessíveis.

“Busque uma opção que seja fácil de se adequar e que vá ao encontro com as necessidades identificadas”, diz a especialista.

5 – Revise seu planejamento

O planejamento tem como objetivo passar de uma situação conhecida para uma situação desejada.

Dito isso, não tem uma fórmula de bolo nem para o planejamento nem para a frequência com qual as revisões devem ser realizadas, isso depende muito de qual momento a empresa está passando.

“Muitas vezes são necessárias mais revisões pois estamos em um momento muito instável de mercado, ou estamos em fases de testes com alguns produtos. Quando o planejamento já está mais consolidado você pode fazer revisões trimestrais ou semestrais”, afirma Fonseca.

6 – Comece

As dicas proporcionadas pela chefe do jurídico da eNotas podem facilitar muito a estruturação do planejamento financeiro, entretanto, Renata reforça que não é viável se prender a um cenário perfeito para dar início ao processo.

“O ideal é começar o quanto antes. Comece com as ferramentas que você tiver disponível como o Excel, que ainda faz parte do cotidiano de muitas empresas. O importante é começar e se atentar ao planejamento financeiro”, conclui.

Sobre a eNotas

A eNotas é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras.

Oferece três produtos: “eNotas Emissor”, plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; “eNotas Gateway – Emissão”, plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; “eNotas Gateway – Consulta”, plataforma para consultar e monitorar NFS-e e NF-e tomadas e prestadas da empresa em tempo “quase” real. A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.