AUXÍLIO BRASIL e VALE-GÁS: Caixa explica como será os pagamentos da semana

O governo Federal resolveu antecipar o próximo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás do mês de outubro. Os repasses terão início uma semana antes do previsto.

AUXÍLIO BRASIL e VALE-GÁS: Caixa explica como será os pagamentos em OUTUBRO
AUXÍLIO BRASIL e VALE-GÁS: Caixa explica como será os pagamentos em OUTUBRO (Imagem: FDR)

Faltando menos de um mês para o segundo turno das eleições, a atitude está sendo considerada política por algumas pessoas. O depósito do Auxílio Brasil, assim como o Auxílio Gás serão pagos no dia 11 de outubro. O calendário inicialmente informava a data 18 deste mês.

O benefício oferecido para ajudar no financiamento do botijão de gás é pago de maneira alternada entre os meses. O último depósito aos inscritos foi feito em agosto.

Normalmente, ele oferece 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos para os beneficiários. Após o aumento do item, não foi informado quanto exatamente será pago aos beneficiários. 

A Caixa Econômica Federal é a responsável pela distribuição dos depósitos do valor para a população. De acordo com a presidente do Banco, os pagamentos irão ser entregues a mais de 21,1 milhões de famílias brasileiras

O número de solicitantes dos auxílios vem aumentando ao longo do tempo. Apenas entre setembro e outubro deste ano, cerca de 480 mil famílias solicitaram o pagamento do Auxílio Brasil do Governo Federal

Cartão para disponibilizar o Auxílio Brasil

A presidente da Caixa, Daniella Marques, explicou em entrevista sobre o novo cartão para os beneficiários. O dispositivo é fruto de um acordo entre o banco estatal e o Ministério da Cidadania para facilitar o uso do valor depositado. 

A emissão está restrita a cartões na modalidade débito. E será feito para quem recebe os auxílios por meio da poupança digital do aplicativo Caixa Tem. No primeiro lote já foram enviadas cerca de 6,64 milhões de unidades para as famílias. 

A quantidade deste primeiro lote foi estabelecida por um contrato fechado em junho deste ano. Porém, um novo contrato já foi assinado em setembro para a confecção de um novo lote de cartões.

Neste segundo contrato foi solicitada a produção de 950 mil novas unidades. Esses, serão entregues para as famílias que adentraram no Auxílio Brasil a partir do mês de agosto de 2022. 

Com o dispositivo é possível realizar saques do valor em espécies e também a realização de pagamentos em débito. Todas as movimentações e depósitos do benefício serão feitas de forma direta no cartão. A medida é uma proposta para facilitar o uso do valor para as famílias contempladas. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.