- Lula liderou o primeiro turno das eleições 2022 com 48,4% dos votos;
- Segundo turno terá disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro;
- Lula foi responsável pela criação de programas famosos como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
ARAGUARI, MG — As eleições 2022 seguem à todo o vapor. Após o resultado da primeira etapa do pleito eleitoral onde Lula saiu na liderança com 48,4% dos votos, a disputa segue acirrada para o segundo turno no dia 30 de outubro.
Na ocasião, a votação será direta entre Lula e Bolsonaro, que ficou em segundo lugar com 43,2% dos votos. Enquanto isso, nas semanas que se seguem, os presidenciáveis nas eleições 2022 intensificam as campanhas eleitorais visando conquistar o maior número de eleitores possível.
A disputa entre Lula e Bolsonaro nas eleições 2022 representa um ato político polêmico, uma vez que reúne ideologias extremas de dois lados, a direita e a esquerda. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva concorre à Presidência da República.
O petista já foi eleito para o cargo duas vezes, e agora concorre na expectativa de se eleger para o terceiro mandato. Durante os anos em que esteve no poder e, novamente agora, enquanto tenta ser reeleito, Lula sempre focalizou as propostas de campanha à população vulnerável.
Em tese, o petista destaca os direitos básicos dos cidadãos e a importância de acessá-los. Atualmente, diante das notícias sobre o risco de o Brasil retornar ao Mapa da Fome com 33 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar, Lula também aproveita para apresentar propostas para acabar com a fome no Brasil.
Propostas de Lula para acabar com a fome nas eleições 2022
O plano de governo de Lula afirma que a população afetada pela fome tem prioridade nos compromissos assumidos pela legenda. “São esses brasileiros e brasileiras que precisamos socorrer”, diz o texto.
Verifique os destaques da proposta:
- Grande produtor de alimentos: Lula cita, assim como Bolsonaro, a capacidade produtiva do Brasil no setor de alimentos: “Produzimos comida em quantidade para garantir alimentação de qualidade para todos”.
- Bolsa Família: o documento diz que o programa precisa ser “renovado e ampliado para recuperar uma de suas principais características: ser referência mundial de combate à fome”. O plano não menciona se o Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família no final de 2021, será absorvido ou extinto pelo programa proposto pelo petista ou seguirá existindo.
- Agropecuária: o ex-presidente aposta na produção do campo como forma de alcançar a segurança alimentar: “Precisamos avançar rumo a uma agricultura e uma pecuária comprometidas com a sustentabilidade ambiental e social”.
- Reforma agrária: o líder petista afirma que dará apoio “à pequena e média propriedade agrícola, em especial à agricultura familiar” e que se compromete com a soberania alimentar “por meio de um novo modelo de ocupação e uso da terra urbana e rural”. Lula também fala em fortalecimento da produção agrícola nas frentes das agriculturas familiar, tradicional e agronegócio sustentável.
Propostas econômicas de Lula nas eleições 2022
Revogação da reforma trabalhista; fim do teto de gastos; renovação do Bolsa Família; maior presença do Estado na economia; fortalecimento de bancos públicos; repúdio à privatização de empresas como Petrobras, PPSA, Eletrobras e Correios. Esses são alguns dos pontos que compõem as propostas de Lula para recuperar a economia do país.
O programa de ações do candidato que disputa a presidência da República pela terceira vez, agora nas eleições de 2022, já foi encaminhado para análise dos partidos aliados. “Nosso horizonte é a criação de um projeto inovador e portador do futuro”, diz um trecho do texto. A proposta é extensa, e consiste nos seguintes temas:
- Fim do teto de gastos;
- Revogação da reforma trabalhista;
- Fortalecimento das estatais, sem privatizações;
- Fortalecimento dos bancos públicos;
- Reforma tributária;
- Combate à inflação;
- Criação de oportunidades de trabalho e emprego;
- Salário mínimo;
- Novo modelo previdenciário;
- Renovação e ampliação do Bolsa Família;
- Estabilidade político-econômica e institucional;
- Plano nacional de desenvolvimento;
- Renegociação de dívidas dos brasileiros;
- Reindustrialização com foco em economia digital e verde;
- Agropecuária e alimentação;
- Infraestrutura.
Programas criados pelo governo Lula
O governo Lula foi solidificado através da criação de iniciativas sociais das quais muitas permanecem em vigor preservando este legado. A seguir, o FDR reuniu a lista dos principais programas e benefícios criados durante a gestão do petista. Veja!
- Bolsa Família;
- ProUni;
- Primeiro Emprego;
- Fome Zero;
- Combate à Escravidão;
- Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- Minha Casa, Minha Vida;
- Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci);
- Programa Computador Para Todos;