INSS fará o maior PENTE-FINO da sua história. Veja como manter seu cadastro ativo

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que, em breve, irá acontecer uma nova rodada de revisões dos benefícios. O chamado pente fino visa cancelar pagamentos de quem não cumpre os critérios para receber o valor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

INSS fará o maior PENTE-FINO da sua história. Veja como manter seu cadastro ativo
INSS fará o maior PENTE-FINO da sua história. Veja como manter seu cadastro ativo. (Imagem: FDR)

Essas revisões acontecem periodicamente para que os pagamentos não sejam desperdiçados. O valor pago mensalmente através dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é bastante alto. E é necessário que esse dinheiro seja encaminhado para os casos que realmente precisam e cumprem as regras. 

Sendo assim, o pente fino organizado pelo governo é uma ferramenta utilizada na melhoria do serviço prestado ao contribuinte e beneficiário. Enxugar os gastos do cofre da União que estão sendo feitos com cidadãos que não cumprem os requisitos é necessário. 

Com mais dinheiro em caixa, é possível fazer uma melhor redistribuição e otimizar serviços prestados. Uma das melhorias que requer uma verba extra é a contratação de servidores do INSS que realizam perícias médicas. Essa medida pode diminuir o tempo de espera exagerado das filas atuais. 

Benefícios do INSS que passarão pelo pente fino

Desta vez, os benefícios que terão um nível extra de atenção serão aqueles pagos por incapacidade. Duas modalidades bastante conhecidas deste caso são os chamados anteriormente de auxílio-doença e auxílio por invalidez. Para continuar recebendo esses dois modelos, é necessária uma perícia regular feita por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio doença, é um exemplo desses benefícios. É preciso ser validado pelos peritos após 90 dias da primeira solicitação. É necessário que o resultado comprove a necessidade do trabalhador em se manter afastado do trabalho. 

Já no caso do auxílio por incapacidade permanente, a perícia precisa comprovar a continuação desse estado de saúde do trabalhador. Caso fique verificado que ele pode retornar às suas funções laborais, o benefício será interrompido. Porém, neste caso, o intervalo entre as perícias é maior que no caso anterior. 

Outros benefícios por incapacidade que estarão sujeitos a revisão são os Benefício por Prestação Continuada (BPC) e algumas aposentadorias. A lista do Ministério do Trabalho e  Previdência Social também inclui outras modalidades, mas que não foram especificadas. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.