INSS: pagamento do 13º salário acontecerá em COTA ÚNICA seguindo essas regras

Pontos-chave
  • 1. Pagamento do 13º do INSS pago em cota única;
  • 2. Calendário de pagamento do 13º do INSS;
  • 3. Como consultar a sua aposentadoria

Os aposentados que recebem mensalmente o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito a receber um 13º pagamento anual. O valor é adicionado às demais mensalidades e segue o calendário divulgado pelo órgão.

INSS: pagamento do 13º salário acontecerá em COTA ÚNICA seguindo essas regras
INSS: pagamento do 13º salário acontecerá em COTA ÚNICA seguindo essas regras(Imagem: FDR)

Neste ano de 2022, uma parcela antecipada do pagamento extra já foi feita aos beneficiários. Ela foi dividida em duas cotas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma paga no mês de maio e a outra em junho. 

Esse pagamento do 13º agraciou aqueles aposentados que já estavam recebendo seus benefícios até o mês de maio deste ano. Porém, do quinto mês do ano até setembro, muitos novos aposentados adentraram o sistema de seguro da Previdência Social. 

Esses recém-chegados também terão direito a essa renda extra que é paga uma vez ao ano. Porém, eles seguirão a nova leva de pagamentos, que será iniciada no final de novembro deste ano

Aposentadoria do INSS paga em cota única

O novo lote, entretanto, será pago em uma única cota, diferente da versão antecipada realizada no semestre passado. As datas de pagamento foram divulgadas nesta semana pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta vez, estão contemplados todos os aposentados que ainda não receberam o valor de seu 13º deste ano.

Primeiramente, serão depositados os pagamentos de quem deve receber até um salário mínimo, o que corresponde à R$ 1.212. E apenas a partir de dezembro serão feitas as entregas dos aposentados que recebem acima desse valor. O prazo final para todos os pagamentos, independente do nível do valor, é o dia 7 de dezembro deste ano.

Como já é de costume, a ordem estabelecida para a distribuição do pagamento vai de acordo com o número do benefício individual do aposentado. É necessário verificar o algoritmo presente antes do dígito no cartão de benefício para saber quando o dinheiro estará disponível.

Calendário de pagamento do 13º pelo INSS

Para verificar quando o depósito do benefício estará disponível para o saque, disponibilizamos abaixo o calendário de pagamentos que foi divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

 

Cartões de aposentados que recebem até um salário mínimo

  • Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
  • Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
  • Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
  • Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
  • Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
  • Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.

Aposentado que recebem valor superior à R$ 1.212

  • Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.

Outras formas de consultar o calendário de pagamentos

Caso haja dúvida sobre quando o benefício estará disponível, o aposentado pode entrar em contato diretamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Existem alguns canais gratuitos disponíveis para os beneficiários. 

Entre as formas de consulta estão o site e o aplicativo Meu INSS, ambos os acessos são gratuitos. O app está disponível para celulares e tablets que funcionem com os sistemas operacionais Android e iOS, basta realizar o download. 

O caminho de acesso às informações pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social é bastante simples. Para realizar o login, basta que o aposentado informe o número de seu CPF. Depois disso, será disponibilizada a consulta sobre o benefício em questão. 

Outra possibilidade de ter acesso aos dados referentes aos benefícios do INSS é através da Central de Atendimento da Previdência Social, no número 135. Esse serviço funciona 24 horas durante a semana. Porém, se desejar falar com um atendente, a disponibilidade é de segunda à sábado das 7h da manhã até às 22h. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.