Com as eleições se aproximando, a população já deve começar a organizar a documentação a ser levada para as urnas. Com o título de eleitor em dia é um documento com foto em mãos, já é possível cumprir seu dever democrático. Caso o eleitor tenha perdido o título, existem outras possibilidades para votar.
Para poder ter seu voto declarado nas eleições do próximo dia 2 de outubro, os brasileiros, maiores de 16 anos, precisam comparecer à seção onde votam com a documentação necessária. Ao contrário do que muitos pensam, não é obrigatório portar o título eleitoral para participar do processo, mas é preciso ter em mãos um documento oficial com foto.
Se desejar, o candidato que perdeu seu título original impresso, pode ter acesso à segunda via digital. É possível ter acesso gratuitamente ao documento através do e-Título, o aplicativo para celular da Justiça Eleitoral que está disponível para sistemas operacionais Android e iOS.
Documentos aceitos além do título de eleitor
O e-Titulo é aceito como documentação válida para quem já passou pelo processo de cadastro da biometria para o processo eleitoral. O acesso a essa versão digital do documento ficou mais fácil em 2020, quando era necessário apenas o CPF para entrar no aplicativo.
Para todas as opções de documentação válida para ter acesso às urnas é necessário que ela contenha uma foto, para fins de verificação da identidade do eleitor. Então, além da documentação digital, é possível portar como documento válido para a realização do voto:
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Como saber a numeração da zona e seção eleitoral
Normalmente, a numeração da zona eleitoral e da seção de cada eleitor está impressa em seu título. Porém, em casos de perda é importante ter acesso a esse número antes de se dirigir ao local de votação. Por vezes, acontecem mudanças na localização das seções e pode ocorrer o local onde o eleitor efetivou sua última votação ter sido transferido.
O eleitor pode conferir os números atualizados da sua zona e seção eleitoral através do aplicativo e-Título. Nele, é possível encontrar não só o endereço, mas também o mapa da região em que está a seção e até as melhores rotas de acesso ao local.
A emissão de certidão eleitoral, bem como o cadastramento como mesário voluntário e a possibilidade de justificar a ausência na votação também são ferramentas encontradas dentro do aplicativo, disponível para celulares e tablets.