Empréstimo consignado pelo AUXÍLIO BRASIL: especialista explica porque o serviço ainda não foi liberado e seus riscos

Beneficiários do Auxílio Brasil permanecem no aguardo do empréstimo consignado. Há semanas, o Governo Federal vem anunciando que irá liberar uma linha de crédito através do projeto social. As taxas de juros e regras de concessão estão sendo compartilhadas pela imprensa, mas o FDR convidou uma especialista para te explicar os DETALHES desse serviço. Confira sua entrevista exclusiva.

Empréstimo consignado pelo AUXÍLIO BRASIL: especialista explica porque o serviço ainda não foi liberado e seus riscos (Imagem: FDR)
Empréstimo consignado pelo AUXÍLIO BRASIL: especialista explica porque o serviço ainda não foi liberado e seus riscos (Imagem: FDR)

O empréstimo consignado através do Auxílio Brasil está entre as iniciativas do governo Bolsonaro na tentativa de movimentar a economia. A medida, no entanto, vem sendo criticada por muitos especialistas devido ao risco de crescimento nos índices de endividamento.

Empréstimo consignado AUXÍLIO BRASIL: governo adia DECISÃO atrasando a liberação do crédito

Abaixo, o FDR convidou a planejadora financeira Rosielle Pegado. Em entrevista exclusiva ao portal, ela explica porque o serviço ainda não foi liberado, quando é benéfico solicitar e mais. Confira:

O que falta para o Governo passar a conceder o empréstimo do Auxílio Brasil?

O empréstimo Auxílio Brasil, que foi aprovado pelo governo federal em agosto, e estava previsto para ser concedido a partir de setembro de 2022, porém o empréstimo do Auxílio Brasil ainda não foi liberado neste mês de setembro, pois está passando por um processo de regulamentação das normas.

Para liberar o Empréstimo Auxílio Brasil aos beneficiários, é preciso que o Ministério da Cidadania publique as normas da modalidade para os clientes, e também para as instituições financeiras.

O Governo Federal está analisando a concessão do empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. Pois, é necessário estabelecer um teto de juros para empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Posso me endividar ainda mais se solicitar o crédito?

Sim, pois o empréstimo tem juros e será descontado direto na fonte, além disso temos aumentos de preços, o custo de vida aumentou devido à alta inflação. Portanto, assumir mais uma dívida, por menor que seja, pode se transformar em uma bola de neve. Além disso, muitas pessoas não têm consciência financeira, simplesmente não sabem quanto devem, por isso, correm grandes riscos de pegar esse dinheiro e não saber o que fazer e gastar por impulso.

Para evitar esse problema, é preciso fazer um planejamento financeiro e avaliar criteriosamente o orçamento, bem como ficará a situação após início dessa do pagamento do parcelamento.

Ministério da Cidadania CANCELA o AUXÍLIO BRASIL desses beneficiários

Quais são as taxas de juros por essa linha do consignado?

O Governo ainda não definiu uma taxa de juros máxima a ser cobrada pelos bancos. A promessa é que os juros sejam menores, cerca de 4%.

Existem, atualmente, outras possibilidades de crédito mais vantajosas que o empréstimo do Auxílio Brasil? Quais?

O Auxílio Brasil é voltado para famílias extremamente pobres. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos.

Não acredito que tenha outras possibilidades, pois as instituições financeiras exigem um comprovante de renda para aprovar o empréstimo e pessoas que recebem o auxílio Brasil, geralmente não se qualificam. Por outro lado, as Instituições que não exigem comprovação de renda estão aprovando empréstimos com garantia de imóvel ou veículo, isso significa que quando você solicita o empréstimo, um bem seu fica como garantia de pagamento.

É importante notar que tanto na garantia de carro como na de propriedade, apesar de você continuar a usufruir de seus bens eles ficarão alienados ao banco até que a dívida seja totalmente quitada. Caso você não consiga honrar o pagamento, o banco pode ficar com seu imóvel ou veículo, qualquer bem que você tenha penhorado para quitar a dívida.

Solicitei o empréstimo e no futuro o meu benefício foi cancelado, a dívida ainda é obrigatória? Como fazer para quita-la?

A dívida permanecerá, mas as parcelas agora podem ser creditadas diretamente na conta do beneficiário ou por meio de boletos bancários.

As opções de pagamento podem variar de acordo com as condições estabelecidas no contrato assinado durante a solicitação do empréstimo.

Após o cancelamento do benefício, o ideal é entrar em contato imediatamente com o banco ou instituição financeira e negociar novas condições.

Se Lula for eleito, o empréstimo pelo Auxílio Brasil permanecerá em funcionamento?

De acordo com o orçamento apresentado pelo atual governo, o orçamento de 2023 deverá manter o valor de R$ 405,00 do auxílio Brasil, e o candidato Lula prometeu a manutenção do valor de R$ 600,00 como valor de auxílio e o retorno do auxílio Bolsa Família. É o que esperamos!

Quais os riscos de solicitar um tipo de empréstimo como esse?

O risco de a dívida aumentar ou até virar uma bola, isso pode levar a problemas como ansiedade e distúrbios psicológicos, afetando a saúde mental dessa pessoa.

Para quem está em dívidas e não tem renda fixa, existe uma opção melhor do que solicitar um empréstimo, independentemente do tipo?

É muito importante o cuidado com as finanças pessoais principalmente quando não uma renda fixa no orçamento.

É preciso a utilização de aplicativos e planilhas financeiras a fim de ter um diagnóstico mais preciso do controle financeiro da família.

Nessa situação, o melhor seria tentar renegociar com o banco, assim você troca uma dívida cara por uma mais barata. Também, avaliar a possibilidade de vender pertences que não são mais usados, como roupas, eletrodomésticos, livros, assim como criar uma renda extra: passear com cachorro, lavar carros, cuidar de bebés, fazer limpeza, vender produtos de terceiros e focar na diminuição de despesas desnecessárias também pode ajudar no controle dessas dívidas. Uma orientação especializada pode oferecer ótimas soluções nesse caso também.

O que o cidadão precisa ter em mente antes de assinar esse tipo de contrato bancário?

Ela precisa ter consciência financeira, entender o orçamento familiar, entender um pouco de inflação e juros compostos.

Criar cenários para situações, caso o Auxílio Brasil seja cancelado para avaliar como ela irá pagar esse empréstimo.

Qual o melhor perfil financeiro para recorrer a um empréstimo?

É alguém com emprego estável, alta empregabilidade e organização financeira, pois quitar um empréstimo exige muita disciplina e boa estratégia aliado a boas decisões financeiras.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.