A compra de imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Porém, há muitas dúvidas entre comprar uma propriedade na planta ou uma que já esteja pronta. Diante disso, o FDR irá explicar as vantagens de cada uma das opções.
Ao começar o planejamento para a compra de imóvel é muito comum as pessoas ficarem com dúvidas sobre as opções disponíveis no mercado. Segundo Fabiane Guiraud de Souza, diretora comercial da Clarim Imóveis, o imóvel pronto é indicado para quem tem urgência na aquisição.
“Nesse caso, o imóvel já está finalizado e o proprietário sabe quais condições ele irá encontrar após a realização da compra. Normalmente, quem tem pressa para se mudar escolhe por esse tipo de propriedade. Isso porque os acabamentos já estão prontos e não é necessário realizar grandes reformas”, esclarece Guiraud.
Em contrapartida, adquirir um imóvel na planta traz outros benefícios. De acordo com Fabiane, a compra é um investimento que já começa a gerar retorno assim que a construção tem início.
Na medida que as etapas vão sendo realizadas o imóvel vai cada vez mais valorizando. Além disso, outra vantagem é que é possível se preparar em relação às reformas e acabamentos necessários.
Algumas construtoras permitem, até mesmo, a realização de pequenas alterações no acabamento. Por fim, o prazo de construção serve para o planejamento financeiro do futuro proprietário que terá que pagar o financiamento do imóvel adquirido.
Preciso de um corretor na compra de imóvel?
Fabiane é formada em Direito com especialização em gestão de negócios. Além disso, atua no mercado imobiliário desde 2000 com venda e locação de imóveis. Diante disso, esclarece que é importante ter uma orientação de um corretor de imóveis na aquisição do patrimônio.
Com isso, é possível evitar surpresas nas questões mais técnicas. “Muitas pessoas não sabem ler uma planta. Então é preciso estar acompanhado de alguém que entenda desse tipo de peculiaridade para não ter algum arrependimento posteriormente”, afirma Fabiane.
Além disso, o corretor auxiliará o comprador nas questões burocráticas e em relação à confiabilidade do empreendimento. Por esse motivo, a diretora comercial da Clarim Imóveis acredita que o profissional é indispensável.