Vale a pena comprar um imóvel na planta?

A compra de imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Porém, há muitas dúvidas entre comprar uma propriedade na planta ou uma que já esteja pronta. Diante disso, o FDR irá explicar as vantagens de cada uma das opções.

Vale a pena comprar um imóvel na planta?
Vale a pena comprar um imóvel na planta? (Imagem: Montagem/FDR)

Ao começar o planejamento para a compra de imóvel é muito comum as pessoas ficarem com dúvidas sobre as opções disponíveis no mercado. Segundo Fabiane Guiraud de Souza, diretora comercial da Clarim Imóveis, o imóvel pronto é indicado para quem tem urgência na aquisição.

“Nesse caso, o imóvel já está finalizado e o proprietário sabe quais condições ele irá encontrar após a realização da compra. Normalmente, quem tem pressa para se mudar escolhe por esse tipo de propriedade. Isso porque os acabamentos já estão prontos e não é necessário realizar grandes reformas”, esclarece Guiraud.

Em contrapartida, adquirir um imóvel na planta traz outros benefícios. De acordo com Fabiane, a compra é um investimento que já começa a gerar retorno assim que a construção tem início.

Na medida que as etapas vão sendo realizadas o imóvel vai cada vez mais valorizando. Além disso, outra vantagem é que é possível se preparar em relação às reformas e acabamentos necessários.

Algumas construtoras permitem, até mesmo, a realização de pequenas alterações no acabamento. Por fim, o prazo de construção serve para o planejamento financeiro do futuro proprietário que terá que pagar o financiamento do imóvel adquirido.

Preciso de um corretor na compra de imóvel?

Fabiane é formada em Direito com especialização em gestão de negócios. Além disso, atua no mercado imobiliário desde 2000 com venda e locação de imóveis. Diante disso, esclarece que é importante ter uma orientação de um corretor de imóveis na aquisição do patrimônio.

Com isso, é possível evitar surpresas nas questões mais técnicas. “Muitas pessoas não sabem ler uma planta. Então é preciso estar acompanhado de alguém que entenda desse tipo de peculiaridade para não ter algum arrependimento posteriormente”, afirma Fabiane.

Além disso, o corretor auxiliará o comprador nas questões burocráticas e em relação à confiabilidade do empreendimento. Por esse motivo, a diretora comercial da Clarim Imóveis acredita que o profissional é indispensável.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.