Foi oficialmente aberto o período de consulta ao 4° lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O pagamento acontece na próxima semana, em 31 de agosto, e sinaliza o penúltimo repasse do ano. Apenas neste lote existem R$ 6 bilhões disponíveis para repasse, a fim de beneficiar 4.462.564 de pessoas com direito ao pagamento neste mês.
Desde 2020 o número de lotes da restituição do Imposto de Renda foram reduzidas de sete para cinco pagamentos. Isso significa que o valor chega antes para os contribuintes que tiveram valor a deduzir, e que agora ganham acesso a uma parcela do que foi pago “a mais” para a Receita Federal. Como de costume uma semana antes da liberação do valor a consulta de contemplados é liberada.
Isso significa que como o repasse do valor referente ao 4° lote de restituição está marcado para dia 31 de agosto, a consulta no portal da Receita Federal acontece nesta quarta-feira (24). Para saber se foi contemplado neste pagamento o cidadão deve informar dados básicos no portal e-CAC, como CPF e data de nascimento.
A quantia somente será repassada para aqueles que ao enviarem sua declaração, dentro do prazo, indicaram quais foram seus gastos ao longo do ano. Essas quantias podem ser consideradas como deduções, o que aplica um desconto ao valor pago de imposto. A restituição nada mais é do que um “troco” que a Receita Federal libera ao contribuinte.
Quem vai receber o 4° lote da restituição do Imposto de Renda
Como acontece mensalmente, todo lote deve ter um grupo prioritário ao repasse do valor da restituição. De acordo com a Receita Federal, no dia 31 de agosto devem receber o 4° lote da restituição do Imposto de Renda os seguintes públicos:
- 7.855 idosos acima de 80 anos de idade;
- 60.575 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
Ao todo, são 4.462.564 contribuintes que receberão R$ 6 bilhões. A quantia vai ser depositada na conta corrente que o contribuinte informou ao enviar a declaração, podendo se tratar de conta em banco digital.
Como fazer a consulta da restituição do IRPF
Existem dois canais que possibilitam a consulta da restituição do IRPF. O aplicativo do Meu Imposto de Renda, ou no site da Receita Federal, sendo que nos dois portais o passo a passo é praticamente o mesmo:
App Meu Imposto de Renda:
- Acesse o aplicativo e faça login com CPF e senha do Gov.br;
- Selecione a opção “Restituição do IRPF”;
- Confira as informações disponibilizadas.
No site da Receita Federal:
- Acesse o site e selecione “Imposto de Renda”;
- Em seguida, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF, ano, e data de nascimento do contribuinte. Finalize com o código de verificação e “Consultar”;
- Confira as informações.