Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja o que pode ter TRAVADO o seu pagamento

Até julho deste ano já foram liberados três lotes de pagamento da restituição do Imposto de Renda. Em agosto a Receita Federal libera o quarto e penúltimo pagamento, no entanto, milhares de brasileiros ainda não foram beneficiados com este crédito. Algumas questões relacionadas a declaração podem explicar a falta de repasse do valor.

Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja o que pode ter TRAVADO o seu pagamento
Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja o que pode ter TRAVADO o seu pagamento (Imagem: Montagem/FDR)

Pouco mais de 29 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram enviadas para a Receita Federal em 2022. Trata-se de um documento de caráter obrigatório para aqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O envio aconteceu de forma online, por meio do Programa do Imposto de Renda 2022.

Ao enviar o documento, o cidadão também informa seus dados bancários, a fim de que o repasse da restituição aconteça justamente na conta informada. No entanto, alguns erros e inconsistências fazem com que a Receita deixe de repassar o crédito da restituição.

Vale lembrar que a restituição é uma estratégia do governo para devolver ao cidadão o que foi retido em excesso durante o ano anterior. Isto é, o que ele pagou a mais em tributos durante o ano.

Motivos que podem travar a restituição do Imposto de Renda

Algumas situações podem causar o bloqueio da restituição do Imposto de Renda, ou simplesmente, fazer com que o cidadão deixe de ter acesso ao valor naquele ano.

  • Sem valores a restituir: o cidadão não pode nada a mais de imposto que lhe de o direito ao recebimento da restituição;
  • Cadastro da conta de outra pessoa: o pagamento não é realizado caso o cidadão cadastre a conta de uma terceira pessoa para receber a restituição;
  • Dados incorretos: agência ou conta corrente sendo cadastrada com numeração incorreta;
  • Falha na transferência: caso o Banco do Brasil, responsável pelo repasse, não tenha conseguido fazer o depósito o dinheiro volta para a Receita Federal;
  • Malha fina: por inconsistência nos dados enviados ao analisar o documento a Receita não libera a restituição até que os dados sejam corrigidos.

A consulta ao documento pode ser feito pelo portal e-CAC, basta informar o número do CPF e senha. Para tanto, basta acessar a opção “Restituição” para saber se foi contemplado, ou “malha fina” para verificar se caiu no pente fino do governo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com