CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM

Pontos-chave
  • Governo informou que não são todas as famílias que receberão o cartão do Auxílio Brasil neste primeiro momento;
  • O cadastro da senha pode ser presencial ou online, no Caixa Tem;
  • Novidade do cartão é a função débito que libera compras presenciais.

Neste primeiro momento, pouco mais de 3,2 milhões de beneficiados foram contemplados com o recebimento do cartão do Auxílio Brasil. De acordo com o governo federal as expectativas são de que 6,6 milhões de famílias recebam o documento na primeira remessa de impressões. O primeiro acesso ao cartão também depende do cadastro de uma senha. Confira como fazer.

CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM
CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM (Imagem: FDR)

Atualmente, dois grupos têm acesso ao pagamento do programa: aqueles vindos do Bolsa Família, e quem foi incluso no Auxílio Brasil a partir do início do programa em janeiro deste ano. Até junho, o saque do pagamento acontecia exclusivamente pelo cartão do Bolsa Família, mas agora também passa a contar com o cartão do Auxílio Brasil.

A movimentação do saldo por meio do Caixa Tem, e o saque presencial nas agências da Caixa Econômica ou casas lotéricas apresentando um documento oficial com foto, permanecem valendo. O uso do cartão do Bolsa Família também continua sendo permitido, isso até que todos os cartões sejam trocados.

Informações repassadas pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, mostraram que o governo federal gastou R$ 93 milhões para fazer a troca de cartões. Enquanto uma reportagem do portal UOL trouxe números maiores, informando que a mudança custou R$ 130 milhões aos cofres públicos.

Além de tirar o logotipo do Bolsa Família, programa criado durante o governo Lula (PT) em 2003, o novo cartão do Auxílio Brasil traz mais tecnologia. O documento tem a função de débito, o que permite a compra em pontos comerciais e o saque em banco 24 horas.

Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?

Até julho de 2022 o Auxílio Brasil contava com pouco mais de 18,1 milhões de famílias beneficiadas, de acordo com o Ministério da Cidadania não são todas estas que receberão o cartão. O repasse do documento será gradual, totalizando 6,6 milhões neste primeiro momento, sendo que 3,3 milhões já foram distribuídos.

De acordo com informações do Ministério, estão sendo contemplados com o envio do cartão do Auxílio Brasil:

  • Famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de novembro de 2021;
  • Dando prioridade para os municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou àqueles que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas.

O cartão está sendo enviado no endereço da família conforme os dados inseridos no Cadastro Único. Quem desejar pode rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Como cadastrar senha do cartão do Auxílio Brasil

Aqueles que foram inclusos na primeira remessa de distribuição do cartão do Auxílio Brasil e já estão com os documentos em mãos, podem fazer o cadastro de sua senha. O titular do benefício tem a opção de fazer esse registro de forma online ou presencial.

Online usando o aplicativo Caixa TEM:

  • Acesse o Caixa Tem e faça login com CPF e senha;
  • Clique na opção “Auxílio Brasil” e “Autorizar acesso”;
  • Dentre as alternativas selecione “Criar senha do cartão”;
  • Informe a sequência numérica que desejar e confirme.

Presencial:

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Unidades das casas lotéricas.

Assim que a senha for criada o acesso já está liberado, a dica é fazer o uso inicial em agências da Caixa nos caixas eletrônicos. Dessa forma, qualquer dúvida pode ser resolvida no mesmo local.

Vale dizer que não é necessário fazer um pedido formal no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para receber o cartão do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania é quem seleciona os contemplados.

Informações disponíveis no cartão

Além de trazer como grande novidade a função débito que permite compras em pontos comerciais, como mercados, farmácias, lojas e etc., o cartão do Auxílio Brasil traz informações sobre o benefício.

Na parte da frente:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil
  • Número do cartão
  • NIS do Responsável Familiar (RF)
  • Nome do RF
  • Validade do cartão
  • Número da conta

Na parte de trás:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania
  • Bandeira do Caixa Aqui
  • QR Code
  • Bandeira do banco 24Horas
  • Bandeira da Elo ou Visa

Junto com o documento também enviado um portão cartão com informações sobre o uso e calendário de pagamentos do auxílio.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com