Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer

Tem sido cada vez mais comum entre os motoristas parar e analisar a tabela de preços dos postos de combustíveis antes de fazer sua escolha. Isso porque, a decisão entre gasolina ou álcool deve ser bem pensado analisando: preço por litro, rendimento do combustível e frequência de abastecimento. Um cálculo simples ajuda a decidir qual o melhor.

Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer
Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer (Imagem: FDR)

O cálculo para decidir entre o abastecimento com gasolina ou álcool é simples: divida o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina, se der até 0,70, o álcool compensa mais. A ideia com este cálculo é entender o rendimento do álcool em relação à gasolina, no entanto, vale dizer que se trata de uma aproximação.

De acordo com o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, que concedeu entrevista à Folha de S. Paulo, para que valer a pena a troca da gasolina pelo etanol o litro deve custar até 70% do que é cobrado pela gasolina. Já que quando o motorista abastece com álcool tem, em média, um rendimento 30% menor no seu veículo. 

O valor de referência, ou seja, de 70%, pode ser maior ou menor ao considerar o desempenho do motor. Por isso, cabe ao próprio motorista analisar como seu veículo se comporta ao ser abastecido com gasolina ou álcool.

Além disso, devido a forma como o litro do combustível é constituído, em cada estado um produto pode compensar mais que o outro. Considerando que cada local tem um valor de cobrança para os impostos, margem de lucro e frete de transporte do combustível da refinaria aos postos.

Como escolher entre gasolina ou álcool

Além de fazer esse cálculo rápido para decidir entre o abastecimento com gasolina ou álcool, outros fatores podem ser considerados. Cada veículo possuí a etiqueta PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), um selo verificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Por meio deste selo é possível saber com detalhes o rendimento dos modelos flex, com álcool e gasolina, na cidade e na estrada. Por exemplo, segundo o Inmetro, em julho deste ano o Chevrolet Onyx motor 1.0, ano 2022, rendeu 9,5 quilômetros por litro com álcool na cidade, e 12 km/l com gasolina.

Para consultar o comportamento do seu modelo de veículo de acordo com o Inmetro, basta acessar a tabela completa neste link.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com