Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer

Tem sido cada vez mais comum entre os motoristas parar e analisar a tabela de preços dos postos de combustíveis antes de fazer sua escolha. Isso porque, a decisão entre gasolina ou álcool deve ser bem pensado analisando: preço por litro, rendimento do combustível e frequência de abastecimento. Um cálculo simples ajuda a decidir qual o melhor.

Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer
Gasolina ou álcool? Saiba como calcular para economizar na hora de abastecer (Imagem: FDR)

O cálculo para decidir entre o abastecimento com gasolina ou álcool é simples: divida o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina, se der até 0,70, o álcool compensa mais. A ideia com este cálculo é entender o rendimento do álcool em relação à gasolina, no entanto, vale dizer que se trata de uma aproximação.

De acordo com o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, que concedeu entrevista à Folha de S. Paulo, para que valer a pena a troca da gasolina pelo etanol o litro deve custar até 70% do que é cobrado pela gasolina. Já que quando o motorista abastece com álcool tem, em média, um rendimento 30% menor no seu veículo. 

O valor de referência, ou seja, de 70%, pode ser maior ou menor ao considerar o desempenho do motor. Por isso, cabe ao próprio motorista analisar como seu veículo se comporta ao ser abastecido com gasolina ou álcool.

Além disso, devido a forma como o litro do combustível é constituído, em cada estado um produto pode compensar mais que o outro. Considerando que cada local tem um valor de cobrança para os impostos, margem de lucro e frete de transporte do combustível da refinaria aos postos.

Como escolher entre gasolina ou álcool

Além de fazer esse cálculo rápido para decidir entre o abastecimento com gasolina ou álcool, outros fatores podem ser considerados. Cada veículo possuí a etiqueta PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), um selo verificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Por meio deste selo é possível saber com detalhes o rendimento dos modelos flex, com álcool e gasolina, na cidade e na estrada. Por exemplo, segundo o Inmetro, em julho deste ano o Chevrolet Onyx motor 1.0, ano 2022, rendeu 9,5 quilômetros por litro com álcool na cidade, e 12 km/l com gasolina.

Para consultar o comportamento do seu modelo de veículo de acordo com o Inmetro, basta acessar a tabela completa neste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]