A ansiedade do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já vai à flor da pele na realização da perícia médica. O procedimento é crucial para o beneficiário que solicitar um benefício por incapacidade, pois é ele que dará o parecer final sobre o merecimento aos valores desejados.
A perícia médica por si só já é um procedimento extremamente burocrático. Para realizá-lo é necessário passar por uma triagem, a de requisição do benefício assistencial ou previdenciário, para somente então conseguir acessar a plataforma MEU INSS e agendar o atendimento com o médico perito.
Até algum tempo atrás o processo para consulta do resultado da perícia médica também era bastante minucioso. Mas a tecnologia implementada e atualizada com o passar do tempo possibilitou que, com um simples celular na mão conectado à internet o beneficiário tomasse conhecimento sobre o resultado sem sair de casa.
O segurado que deseja agilizar o processo e otimizar o tempo, pode consultar a perícia médica pela internet. Basta seguir estes passos:
- Acesse a loja online do seu aparelho – App Store para iOS e Play Store para Android;
- No campo de busca, procure por “Meu INSS”;
- Feito o download do aplicativo, acesse o “Meu INSS” no celular;
- Clique em “Entrar com Gov.br” para realizar o login com CPF;
- Informe o CPF para fazer login;
- Clique em “Continuar”;
- Digite a senha cadastrada na conta Gov.br;
- Clique em “Entrar”;
- Na seção “Outros serviços”, clique em “Resultado de Benefício por Incapacidade”.
- Pronto, basta clicar no número da sua solicitação para visualizar o resultado da perícia médica.
O que é a perícia médica?
A perícia médica é o procedimento criado pela autarquia com o propósito de verificar se a incapacidade alegada pelo segurado existe e se está em um nível que realmente o impeça de exercer a atividade profissional. Hoje, o procedimento é necessário para a liberação dos seguintes benefícios:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Aposentadorias da pessoa com deficiência;
- Auxílio-acidente.
A importância deste procedimento consiste na possibilidade evitar golpes e fraudes envolvendo benefícios previdenciários e assistenciais, enquanto também tem a capacidade de amparar os segurados que realmente necessitam de ajuda.
Documentos essenciais na perícia médica do INSS
Veja os documentos básicos e que são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS:
- Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho;
- Carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de Pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI;
- Documentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros;
Os documentos como carteira de trabalho e os carnês (GPS) são essenciais para comprovar que você é um segurado do INSS. Em especial, se você verificar que o seu Extrato Previdenciário (CNIS) está errado.