MEU INSS: consulte o resultado da sua PERÍCIA MÉDICA pelo celular

A ansiedade do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já vai à flor da pele na realização da perícia médica. O procedimento é crucial para o beneficiário que solicitar um benefício por incapacidade, pois é ele que dará o parecer final sobre o merecimento aos valores desejados. 

MEU INSS: consulte o resultado da sua PERÍCIA MÉDICA pelo celular
MEU INSS: consulte o resultado da sua PERÍCIA MÉDICA pelo celular. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A perícia médica por si só já é um procedimento extremamente burocrático. Para realizá-lo é necessário passar por uma triagem, a de requisição do benefício assistencial ou previdenciário, para somente então conseguir acessar a plataforma MEU INSS e agendar o atendimento com o médico perito. 

Até algum tempo atrás o processo para consulta do resultado da perícia médica também era bastante minucioso. Mas a tecnologia implementada e atualizada com o passar do tempo possibilitou que, com um simples celular na mão conectado à internet o beneficiário tomasse conhecimento sobre o resultado sem sair de casa. 

O segurado que deseja agilizar o processo e otimizar o tempo, pode consultar a perícia médica pela internet. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse a loja online do seu aparelho – App Store para iOS e Play Store para Android;
  2. No campo de busca, procure por “Meu INSS”;
  3. Feito o download do aplicativo, acesse o “Meu INSS” no celular;
  4. Clique em “Entrar com Gov.br” para realizar o login com CPF;
  5. Informe o CPF para fazer login;
  6. Clique em “Continuar”;
  7. Digite a senha cadastrada na conta Gov.br;
  8. Clique em “Entrar”;
  9. Na seção “Outros serviços”, clique em “Resultado de Benefício por Incapacidade”. 
  10. Pronto, basta clicar no número da sua solicitação para visualizar o resultado da perícia médica.

O que é a perícia médica?

A perícia médica é o procedimento criado pela autarquia com o propósito de verificar se a incapacidade alegada pelo segurado existe e se está em um nível que realmente o impeça de exercer a atividade profissional. Hoje, o procedimento é necessário para a liberação dos seguintes benefícios:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadorias da pessoa com deficiência;
  • Auxílio-acidente.

A importância deste procedimento consiste na possibilidade evitar golpes e fraudes envolvendo benefícios previdenciários e assistenciais, enquanto também tem a capacidade de amparar os segurados que realmente necessitam de ajuda. 

Documentos essenciais na perícia médica do INSS

Veja os documentos básicos e que são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS:

  • Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de Pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI;
  • Documentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros;

Os documentos como carteira de trabalho e os carnês (GPS) são essenciais para comprovar que você é um segurado do INSS. Em especial, se você verificar que o seu Extrato Previdenciário (CNIS) está errado.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.