A Caixa autorizou novos saques de dinheiro esquecido a alguns grupos de trabalhadores. Os valores se referem a liberação do PIS/PASEP e do FGTS, cujos cronogramas de 2022 já expiraram.
Apesar dos calendários oficiais de pagamentos, os saques do dinheiro esquecido ainda podem ser efetuados até o final de 2022. Entretanto, os trabalhadores precisam se atentar aos requisitos de elegibilidade de cada um deles.
Os saques do dinheiro esquecido devem ser solicitados mediante conta poupança social digital ou diretamente em uma agência da Caixa. O modelo exato de retirada irá depender se o valor obtido se refere ao PIS/PASEP ou ao FGTS. Entenda as regras específicas de ambos a seguir.
Dinheiro esquecido no PIS/PASEP
De acordo com a apuração mais recente do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 480 mil trabalhadores possuem saques de dinheiro esquecido pelo abono salarial com ano-base 2020. O calendário oficial deste benefício vigorou entre fevereiro e março deste ano.
Também existem valores esquecidos oriundos do PIS/PASEP 2019. Para acessar o saldo referente a 2020, basta entrar em contato com o banco responsável pelos pagamentos. Lembrando que a Caixa Econômica gerencia o PIS, e o Banco do Brasil administra o PASEP. O primeiro é voltado a funcionários de empresas privadas e o segundo a servidores públicos.
Na circunstância do PIS/PASEP ano-base 2019, será necessário enviar um pedido de reemissão do crédito. A solicitação deve ser feita em uma unidade regional da Superintendência do Ministério do Trabalho, ou via e-mail por este endereço: trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “uf” devem ser substituídas pela sigla do Estado onde o beneficiário reside.
O prazo final de saques do dinheiro esquecido termina no dia 29 de dezembro. Em caso de dúvidas, basta fazer uma consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no telefone da Central Alô Trabalho pelo número 158.
Dinheiro esquecido no FGTS
Os saques do dinheiro esquecido do FGTS se referem aos valores extraordinários, cujas liberações se iniciaram em abril deste ano. Ao todo, mais de 42 milhões de trabalhadores estão autorizados a fazer o resgate, desde que tenham saldo em conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Os depósitos já foram feitos pela Caixa Econômica através da conta poupança social digital do Caixa Tem. A conta é criada automaticamente no aplicativo na titularidade do trabalhador. Logo, não é necessário fazer uma solicitação prévia, basta acessar o sistema e resgatar o dinheiro que ficará disponível até o dia 29 de dezembro.