Dinheiro esquecido: bancos começam a pagar 2ª fase em breve

Neste ano, o Banco Central começou a devolver dinheiro esquecido por pessoas físicas e jurídicas nas contas em instituições financeiras. A iniciativa foi anunciada no mês de fevereiro e teve o primeiro pagamento no mês de abril. Na época contemplou 27,5 milhões de pessoas e 270 mil empresas.

Dinheiro esquecido: bancos começam a pagar 2ª fase em breve
Dinheiro esquecido: bancos começam a pagar 2ª fase em breve (Imagem: Montagem/FDR)

Com o fim da 1ª fase de pagamento do dinheiro esquecido, o Banco Central dá início a mais uma rodada de resgate. A princípio, a liberação e consulta do saldo a ser resgatado deveria ter acontecido no dia 2 de maio. Porém, com um atraso de 53 dias ainda não há uma previsão para o pagamento da 2ª fase.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central, essa nova rodada de pagamentos deve realizar a devolução de R$ 4,1 bilhão. O quantitativo de brasileiros que poderão sacar a quantia esquecida não foi divulgado.

Segundo o Banco Central, a greve dos servidores foi o motivo para o atraso no pagamento da 2ª fase. A paralisação iniciou no dia 1º de abril, sendo suspensa logo em seguida, por duas semanas. Porém, no dia 03 de maio os profissionais decidiram voltar a greve que permanece por tempo indeterminado.  

A categoria exige do governo reajuste no salário. Porém, o governo já informou que o pedido não será atendido neste ano. Mesmo assim, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) informou, na última segunda (21), que os profissionais permanecerão em greve.

De onde vem o dinheiro esquecido e como consultar?

Valores a Receber é o termo para caracterizar o dinheiro esquecido em contas-correntes ou poupança. Além disso, o sistema contempla valores cobrados indevidamente em tarifas de crédito que foram restituídas.

Por fim, devolve cotas de capital e rateio de sobras líquidas de participantes de cooperativas de crédito e recursos de grupos de consórcio encerrados. A consulta da 2ª rodada de pagamentos ainda não foi disponibilizada.

Porém, na 1ª fase os beneficiários utilizaram o site do valoresareceber.bcb.gov.br. Para isso, é preciso ter acesso à conta Gov.br, nível prata ou ouro. No portal será informado o valor a receber, a instituição que deve devolver a quantia e a origem do dinheiro esquecido. 

O saque pode ser solicitado na plataforma. Para isso, o beneficiário deve selecionar a opção “Solicitar por aqui”. O recebimento poderá ser via Pix ou presencialmente em instituição a ser escolhida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.