Dinheiro esquecido: saiba quando será iniciada a consulta do 2º lote de pagamentos

A liberação do 2º lote de pagamentos do dinheiro esquecido está atrasada. O processo vinculado ao sistema Valores a Receber do Banco Central (BC) deveria ter sido retomado no dia 2 de maio. 

Dinheiro esquecido: saiba quando será iniciada a consulta do 2º lote de pagamentos
Dinheiro esquecido: saiba quando será iniciada a consulta do 2º lote de pagamentos. (Imagem: Montagem/FDR)

O adiamento do dinheiro esquecido foi justificado pela greve iniciada pelos servidores do Banco Central, empatando o cronograma há meses estabelecido. Em nota, o BC informou que deve anunciar uma nova data em breve. 

Assim, o sistema do dinheiro esquecido ficará disponível para “consultas e resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos. Enquanto isso, estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores”, completou o BC.

De acordo com a instituição, existem cerca de R$ 8 bilhões em dinheiro esquecido. Somente na primeira fase do programa, R$ 4 bilhões foram devolvidos aos donos. Os valores podem estar relacionados a:

  • Contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Consulta do dinheiro esquecido

O processo de liberação de dinheiro esquecido funciona da seguinte maneira: as pessoas nascidas antes de 1968 ou que abriram uma empresa antes deste período, terão a chance de tomar conhecimento sobre os saldos e solicitar o resgate na mesma plataforma de busca. 

Antes de mais nada, é importante acessar o site: valoresareceber.bcb.gov.br. Ao acessar a plataforma, o usuário será informado sobre a existência de algum valor a receber. Em caso positivo, ele será notificado sobre a data e hora para retornar ao endereço eletrônico e fazer a retirada dos valores.

Contudo, é obrigatório ter uma conta no nível prata ou ouro no portal Gov.br. As pessoas com conta bronze têm a chance de elevar o nível para prata ao fazerem o acesso usando os dados de conta bancária vinculada a um dos bancos credenciados pelo Governo Federal.

 Confira detalhadamente o passo a passo para a retirada de valores a seguir:

  • Passo 1 – Acessar o site de consulta na data e período informado para saque do primeiro período;
  • Passo 2 – Fazer login na plataforma Gov.br através de conta nível prata ou ouro. Quem não possuir conta junto ao Governo deve criar um cadastro e, de preferência, fazer o acesso usando os dados bancários para atingir o nível prata. Não é recomendado criar a conta e elevar o nível no dia de agendamento do resgate;
  • Passo 3 – Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  • Passo 4 – Verifique o valor a receber que será devolvido pela instituição de origem;
  • Passo 5 – Clique na opção indicada: “Solicitar por aqui”. A instituição financeira não irá oferecer a devolução via PIX. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.