Num cenário em que os juros do parcelamento tradicional, via cartão de crédito, se tornam mais altos, surgem alternativas de pagamento que podem ajudar bastante o consumidor a economizar. Uma delas é o crediário digital, que utiliza tecnologias de análise de crédito para facilitar o acesso ao parcelamento em compras online.
Entenda a seguir como funciona, quais as vantagens e como usar esse serviço inovador.
O que é crediário digital (BNPL)?
Uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela fintech Provu, uma das primeiras a oferecer o crediário digital no Brasil, apontou que 37,6% dos consumidores brasileiros têm interesse em conhecer essa nova forma de pagamento. Mas como ela funciona?
O crediário digital também é chamado de BNPL, sigla para Buy Now, Pay Later (“compre agora, pague depois”, na tradução para o português). Isso já nos diz bastante sobre o seu funcionamento. O serviço permite que o consumidor compre um produto online sem pagar por ele de uma só vez, dividindo o pagamento em parcelas.
A novidade, nesse caso, é que não é necessário usar um cartão de crédito para realizar a operação. As plataformas que oferecem o crediário digital, como a Provu, fazem uma análise de crédito instantânea, possibilitando que o consumidor tenha o limite necessário para o parcelamento na hora da compra. Depois, basta pagar as parcelas via cartão, boleto ou até mesmo Pix.
Quais as vantagens do crediário digital?
A mesma pesquisa da Provu também mostrou que 36,4% dos consumidores não têm limite de crédito para parcelar compras. Para esse público, o BNPL pode ser uma alternativa muito benéfica, possibilitando maior capacidade de consumo e, portanto, mais qualidade de vida.
Para os vendedores, o crediário digital também pode ser uma mão na roda, já que amplia o número de clientes que podem adquirir mercadorias de forma parcelada, aumentando as vendas. Além disso, a tecnologia também permite antecipar o valor das compras sem pagar taxas por isso, ao contrário do que ocorre no parcelamento via cartão de crédito.
Como usar o crediário digital?
Para usar o crediário digital é bem simples. Basta que o consumidor marque essa opção na hora de escolher a forma de pagamento. Depois de inserir alguns dados pessoais, ele precisará aguardar a análise de crédito e a liberação da transação pela provedora do serviço.