O que é o crediário digital? Como funciona? Quem pode usar?

Num cenário em que os juros do parcelamento tradicional, via cartão de crédito, se tornam mais altos, surgem alternativas de pagamento que podem ajudar bastante o consumidor a economizar. Uma delas é o crediário digital, que utiliza tecnologias de análise de crédito para facilitar o acesso ao parcelamento em compras online.

publicidade

Entenda a seguir como funciona, quais as vantagens e como usar esse serviço inovador.

O que é crediário digital (BNPL)?

Uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela fintech Provu, uma das primeiras a oferecer o crediário digital no Brasil, apontou que 37,6% dos consumidores brasileiros têm interesse em conhecer essa nova forma de pagamento. Mas como ela funciona?

O crediário digital também é chamado de BNPL, sigla para Buy Now, Pay Later (“compre agora, pague depois”, na tradução para o português). Isso já nos diz bastante sobre o seu funcionamento. O serviço permite que o consumidor compre um produto online sem pagar por ele de uma só vez, dividindo o pagamento em parcelas.

publicidade

A novidade, nesse caso, é que não é necessário usar um cartão de crédito para realizar a operação. As plataformas que oferecem o crediário digital, como a Provu, fazem uma análise de crédito instantânea, possibilitando que o consumidor tenha o limite necessário para o parcelamento na hora da compra. Depois, basta pagar as parcelas via cartão, boleto ou até mesmo Pix.

Quais as vantagens do crediário digital?

A mesma pesquisa da Provu também mostrou que 36,4% dos consumidores não têm limite de crédito para parcelar compras. Para esse público, o BNPL pode ser uma alternativa muito benéfica, possibilitando maior capacidade de consumo e, portanto, mais qualidade de vida.

Para os vendedores, o crediário digital também pode ser uma mão na roda, já que amplia o número de clientes que podem adquirir mercadorias de forma parcelada, aumentando as vendas. Além disso, a tecnologia também permite antecipar o valor das compras sem pagar taxas por isso, ao contrário do que ocorre no parcelamento via cartão de crédito.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Como usar o crediário digital?

Para usar o crediário digital é bem simples. Basta que o consumidor marque essa opção na hora de escolher a forma de pagamento. Depois de inserir alguns dados pessoais, ele precisará aguardar a análise de crédito e a liberação da transação pela provedora do serviço.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.