A carteira administrada ainda fica restrita a um pequeno grupo de investidores, geralmente aqueles com patrimônios gigantes e que normalmente o confiam aos profissionais ligados a bancos mais tradicionais. No entanto, está acontecendo um movimento de novas empresas do mercado que passaram a oferecer o serviço de administração de fortunas direcionado para investidores menores.
Entenda a carteira administrada
A carteira administrada é um serviço de gestão de investimentos muito comum no exterior, mas ainda pouco difundida entre os investidores de varejo brasileiro. Sua estratégia é voltada para os objetivos financeiros do investidor e considera sobretudo, o perfil e a disposição de risco da pessoa. O serviço pode ser caracterizado por três pontos principais: gestão profissional, alinhamento de interesses e personalização.
O planejador financeiro pessoal CFP®, Valter Police, fez uma analogia entre o serviço de carteira administrada e o serviço de culinária para explicar de maneira fácil o funcionamento.
“Vamos imaginar um jantar: você vai à feira para comprar vários ingredientes para tentar fazer um prato. E, enquanto você caminha pela feira atrás dos itens, todos os feirantes vão falando para você que o produto deles é o melhor. Na prática, isso é o que acontece com um investidor que vai em um banco ou em uma corretora. Tem diversas opções de produtos individuais que ele tem que escolher para juntar em uma carteira e a todo momento tem alguém falando que o dele é melhor”, disse ele ao Valor Investe.
“Na carteira administrada acontece a mesma situação, mas você contrata um chefe de cozinha, então não precisa ir à feira. É só você falar quais comidas e temperos gosta, e então o chefe vai comprar os produtos para fazer o jantar, com uma receita dele, mas baseada no que você falou que gosta. Ou seja, você abre a sua cozinha para o cozinheiro, mas quem pilota o fogão é ele”, seguiu.
Esta idéia de ter um profissional selecionando os melhores produtos de investimento, sempre obedecendo o perfil de cada investidor, soa muito mais seguro do que fazer escolhas por conta própria.
Como este é um serviço que normalmente os bancos oferecerem somente para os altos investidores, acaba sendo um assunto pouco falado entre os investidores de varejo, porém, isso vem mudando aos poucos.