Atenção beneficiários do Bolsa Família. A partir dessa quarta-feira (20), o Ministério da Cidadania dará início aos pagamentos do mês de março. Receberão primeiro, como de costume, aqueles com a numeração final do NIS 1. Os últimos contemplados serão aqueles com o digito 9 e 0, que conforme o calendário do Bolsa Família, deverão sacar entre os dias 30 e 31 deste mês.
Para poder receber os benefícios, é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando o cartão do programa. Com o documento em mãos, os cadastrados conseguem retirar a quantia diretamente nos caixas eletrônicos, informando a senha registrada no Cadastro Único.
Aqueles que estiverem sem o cartão, devem oficializar a perda do mesmo, entrando em contato com o CRAS. Na sequência, é preciso ir até um guichê de atendimento da Caixa, apresentando um documento oficial com foto e o número do NIS. O pagamento será feito na hora.
Leia também: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus
É válido ressaltar que, o prazo máximo de retirada do benefício é de até 90 dias. Após esse período, o Ministério da Cidadania pode notificar a família cadastrada para que a mesma seja desconectada do projeto por não usufruir do valor ofertado.
Sobre valores e formas de consulta
O valor final do pagamento varia de acordo com cada beneficiário. A quantia da bolsa básica mínima é de R$ 86 por familiar. No entanto, normalmente os cadastrados acumulam pagamentos extras quando apresentam crianças em casa, jovens matriculados em escolas públicas, mulheres gestantes ou lactantes.
Quem não souber o valor exato, pode consultar por meio do aplicativo do projeto. Disponível na versão IOS e Android, a ferramenta fornece informações sobre as datas de saque, valores, irregularidades no cadastro e demais notificações do ministério.
Leia também: IRPF de 2008 a 2019 libera hoje (16) pagamento das restituições
Para ter acesso, basta ir até a loja de aplicativos do celular e pesquisar Bolsa Família. Ao instalar a ferramenta, o usuário deverá fazer um cadastro informando o número de seu NIS e senha.
Calendário Bolsa Família 2020
Sobre o Bolsa Família
Trata-se do principal programa social do governo federal. Atualmente, o projeto contempla cerca de 13,5 milhões de famílias que encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para poder ser um contemplado é preciso se registrar no Cadastro Único e ter uma renda de até R$ 170.