Calendário do Bolsa Família 2020 faz mais um pagamento nesta 4° feira

Atenção beneficiários do Bolsa Família. A partir dessa quarta-feira (20), o Ministério da Cidadania dará início aos pagamentos do mês de março. Receberão primeiro, como de costume, aqueles com a numeração final do NIS 1. Os últimos contemplados serão aqueles com o digito 9 e 0, que conforme o calendário do Bolsa Família, deverão sacar entre os dias 30 e 31 deste mês.

Calendário do Bolsa Família 2020 faz mais um pagamento nesta 4°-feira
Calendário do Bolsa Família 2020 faz mais um pagamento nesta 4°-feira (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Para poder receber os benefícios, é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando o cartão do programa. Com o documento em mãos, os cadastrados conseguem retirar a quantia diretamente nos caixas eletrônicos, informando a senha registrada no Cadastro Único.

Aqueles que estiverem sem o cartão, devem oficializar a perda do mesmo, entrando em contato com o CRAS. Na sequência, é preciso ir até um guichê de atendimento da Caixa, apresentando um documento oficial com foto e o número do NIS. O pagamento será feito na hora.

Leia também: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus

É válido ressaltar que, o prazo máximo de retirada do benefício é de até 90 dias. Após esse período, o Ministério da Cidadania pode notificar a família cadastrada para que a mesma seja desconectada do projeto por não usufruir do valor ofertado.

Sobre valores e formas de consulta

O valor final do pagamento varia de acordo com cada beneficiário. A quantia da bolsa básica mínima é de R$ 86 por familiar. No entanto, normalmente os cadastrados acumulam pagamentos extras quando apresentam crianças em casa, jovens matriculados em escolas públicas, mulheres gestantes ou lactantes.

Quem não souber o valor exato, pode consultar por meio do aplicativo do projeto. Disponível na versão IOS e Android, a ferramenta fornece informações sobre as datas de saque, valores, irregularidades no cadastro e demais notificações do ministério.

Leia também: IRPF de 2008 a 2019 libera hoje (16) pagamento das restituições

Para ter acesso, basta ir até a loja de aplicativos do celular e pesquisar Bolsa Família. Ao instalar a ferramenta, o usuário deverá fazer um cadastro informando o número de seu NIS e senha.

Calendário Bolsa Família 2020

Imagem: Caixa Econômica

Sobre o Bolsa Família

Trata-se do principal programa social do governo federal. Atualmente, o projeto contempla cerca de 13,5 milhões de famílias que encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para poder ser um contemplado é preciso se registrar no Cadastro Único e ter uma renda de até R$ 170.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.