Beneficiários do Auxílio Brasil afirmam que o atual valor do programa é insuficiente. Nessa semana, uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que o projeto social do Governo Federal pode não estar suprindo as necessidades da população. De acordo com o levantamento, a mensalidade não sana as despesas dos vulneráveis. Entenda.
Em funcionamento desde o fim de 2021, o Auxílio Brasil surgiu como uma estratégia de aproximar Bolsonaro do eleitorado em situação de vulnerabilidade. A versão assinada pelo atual presidente da república segue um modelo similar ao antigo Bolsa Família, mas não apresenta a mesma eficácia.
Auxílio Brasil tem valor insuficiente
A pesquisa Datafolha divulgada nessa segunda-feira (30), pontuou que os beneficiários consideram o valor do programa abaixo e por isso não impacta no voto para presidente nas eleições de 2022.
Atualmente o Auxílio Brasil tem uma mensalidade média de R$ 400. No entanto, com o cenário de inflação e crise econômica, essa quantia é incapaz de sustentar as famílias com aproximadamente 4 pessoas.
No apurado total, 56% dos entrevistados afirmam que a mensalidade não é suficiente, mesmo sendo esse grupo eleitor de Bolsonaro. Já entre os que reprovam o presidente, 76% consideram que o projeto deveria ter seu valor reajustado.
Ainda no mesmo levantamento, o Datafolha identificou que entre os beneficiários do Auxílio Brasil, a aprovação do governo é de 19% e a reprovação de 45%. A média geral, que leva em conta todo o eleitorado, é de 25% de aprovação e de 48% de reprovação.
Contrapartida, a pesquisa comprova que o ex-presidente Lula tem um dos seus melhores desempenhos entre as pessoas que recebem o benefício (59%), reforçando a sua marca de uma política com foco nas políticas públicas sociais.
Calendário do Auxílio Brasil em junho
- NIS com final 1: recebem e podem sacar dia 17 de junho
- NIS com final 2: recebem e podem sacar dia 20 de junho
- NIS com final 3: recebem e podem sacar dia 21 de junho
- NIS com final 4: recebem e podem sacar dia 22 de junho
- NIS com final 5: recebem e podem sacar dia 23 de junho
- NIS com final 6: recebem e podem sacar dia 24 de junho
- NIS com final 7: recebem e podem sacar dia 27 de junho
- NIS com final 8: recebem e podem sacar dia 28 de junho
- NIS com final 9: recebem e podem sacar dia 29 de junho
- NIS com final 0: recebem e podem sacar dia 30 de junho