Os pagamentos do 13º salário do INSS retornam na próxima semana pagando a segunda parcela. Até o mês de junho, milhares de segurados da autarquia ainda terão a oportunidade de receber a antecipação do abono, iniciativa tomada pelo terceiro ano seguido.
A estimativa é que cerca de 36 milhões de beneficiários sejam amparados pela segunda parcela do 13º salário da Previdência Social. É importante reforçar que o direito ao abono está vinculado a benefícios como as aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
A exceção fica por conta dos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Destacando que o valor integral é pago somente aos segurados que já recebem os respectivos benefícios há um ano ou mais. Do contrário, o cálculo da quantia liberada será proporcional aos meses como beneficiário.
O 13º salário é um benefício trabalhista, normalmente concedido aos trabalhadores amparados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Contudo, o abono natalino, também se estende aos segurados do INSS. Os segurados do INSS com dúvida sobre o direito ao quando irão receber o 13º salário podem consultar o extrato pelo site ou aplicativo Meu INSS.
O 13º salário será pago junto com a folha de pagamento do INSS de maio. Os depósitos começam por quem recebe um salário mínimo e depois contemplam quem recebe benefícios maiores. Veja o calendário completo.
Segunda parcela para quem recebe até um salário mínimo
- NIS final 1 – 25 de maio;
- NIS final 2 – 26 de maio;
- NIS final 3 – 27 de maio;
- NIS final 4 – 30 de maio;
- NIS final 5 – 31 de maio;
- NIS final 6 – 1º de junho;
- NIS final 7 – 2 de junho;
- NIS final 8 – 3 de junho;
- NIS final 9 – 6 de junho;
- NIS final 0 – 7 de junho.
Segunda parcela para quem recebe até o teto do INSS
- NIS final 1 e 6 – 1º de junho;
- NIS final 2 e 7 – 2 de junho;
- NIS final 3 e 8 – 3 de junho;
- NIS final 4 e 9 – 6 de junho.
- NIS final 5 e 0 – 7 de junho.