As criptomoedas já são aceitas como meio de pagamento em diferentes negócios. Por isso, é importante saber onde você já pode utilizar os ativos para compra.
Elas surgiram em 2008 como alternativas às moedas fiduciárias e ofereceram uma solução digital descentralizada. Com o passar do tempo, os criptoativos ganharam outras funcionalidades.
Pagamento por meio de criptomoedas
Além de serem fonte de investimentos, soluções de engajamento e usadas como recursos de segurança da informação, as criptomoedas têm ganhado força como meio de pagamento, dessa forma os setores têm cada vez mais se adaptado à nova demanda.
Sobre o assunto, o Business Manager da CoinPayments, Rubens Neisten, explica sobre a possibilidade de usar as criptomoedas como meio de pagamento. Confira onde já é possível:
1- Pacote de viagens
As agências de viagem e profissionais do segmento OBT (online booking tool) começam a integrar os sistemas de agendamento e pagamento das passagens e hotéis com criptomoedas. Dessa forma, basta a empresa possuir uma conta digital na processadora e o usuário efetuar o pagamento com a moeda digital de sua preferência diretamente na plataforma de vendas.
2- Roupas e acessórios
As grandes lojas de departamento, com roupas e acessórios, também começam a oferecer as criptomoedas em seu processo de checkout. Algumas das principais marcas disponibilizam esse recurso tanto em seus canais digitais quanto no ponto de venda físico. O objetivo é garantir maior agilidade ao consumidor na hora de efetuar o pagamento, além de proporcionar alternativas em relação à opção de crédito e débito. Enquanto o atendente faz essa pergunta à pessoa, ela já efetuou o pagamento com seu wallet de moedas digitais no smartphone.
3- Eletrônicos
O segmento de eletrônicos aposta no universo cripto como alternativa aos meios de pagamento mais tradicionais. Nesse caso, contudo, há outro fator que explica a utilização das principais criptomoedas no segmento: o alto valor financeiro para aquisição de alguns equipamentos. Não são todos os brasileiros que têm crédito para parcelar os pedidos. Assim, diante desse cenário, é possível adquirir todos os equipamentos sem mexer no valor separado no orçamento familiar ou gastá-lo.
4- Bebidas e alimentação
Engana-se quem pensa que apenas os produtos duráveis possuíam uma estrutura propícia para a implementação de projetos de criptomoedas. Basicamente, qualquer relação de compra e venda pode ser feita com os criptoativos – basta escolher qual delas se adequa aos objetivos e valores envolvidos. É o que ocorre com grandes redes de alimentação e bebidas, que integram seus sistemas com plataformas do caixa e das próprias criptomoedas para aceitarem o pagamento diretamente no ponto de venda.
5- Mercado imobiliário
Por fim, as criptomoedas também se consolidam como principal meio de pagamento para a aquisição de casas, apartamentos e terrenos no Brasil – principalmente imóveis na planta e recém-lançados. Diversas incorporadoras desenvolveram projetos específicos que possibilitam ao usuário utilizar seus criptoativos no momento do pagamento. Trata-se de um setor em ampla expansão justamente porque demandava a rastreabilidade, imutabilidade e transparência típicas da tecnologia blockchain, base para esse nicho.