Perdi meu RG! Siga esses passos para tirar sua segunda via na versão digital

Novo RG pode ser acessado pela internet. No início do ano, o Governo Federal aprovou a consolidação da carteira de identidade virtual. O documento já pode ser emitido em todo o país. Abaixo, veja como solicita-lo em caso de furto ou roubo.

Se você tinha o RG em papel e foi furtado ou perdeu, fique atento. A partir deste ano, a segunda via do documento passou a ser digital. Com a criação da carteira de identidade virtual, os órgãos estaduais e municipais agora fazem a portabilidade da versão impressa.

Como fazer a segunda via do meu RG?

  • Vá ao órgão emissor do seu Estado;
  • Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento;
  • A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único;
  • Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel;

Como acessar o documento pela internet?

  • Primeiro, baixe o aplicativo RG Digital SP no seu aparelho Android ou iOS;
  • Abra o app e clique no botão “Adicionar RG Digital”;
  • Você deverá apontar a câmera do celular para o QR Code localizado no interior (verso) do RG físico;
  • Ao apertar, selecione a opção “Ler o Código QR” e conceda a permissão para o app tirar fotos;
  • Em seguida, aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade, clicando em “Li e concordo com os termos”;
  • Agora, clique em “Iniciar reconhecimento” para fazer o reconhecimento facial e prova de vida;
  • Após confirmar a identidade, crie uma senha de 4 dígitos para acessar o app RG Digital;
  • Insira a senha novamente para confirmar e, se preferir, habilite a opção de impressão digital do celular;
  • Aguarde a confirmação da emissão do RG virtual e, então, clique em “Visualizar RG”;
  • Pronto! Você conseguiu emitir seu RG Digital. Assim, para acessá-lo, basta clicar em “RG Digital” na tela inicial do app.

É válido ressaltar, no entanto, que o procedimento de solicitação do RG varia de acordo com cada estado. Todavia, de modo geral, o protocolo é o mesmo e os órgãos estão sendo obrigados a emitir a versão virtual.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.