A Receita Federal liberou consulta a mais um lote da restituição do Imposto de Renda. Desde as 10h de ontem (25), os contribuintes podem conferir se estão na lista, que contempla, dessa vez, quem regularizou pendências depois de cair na malha fina.
A restituição será depositada no dia 29 de abril, na conta informada na declaração de IR. O lote liberado agora contempla 210.153 contribuintes, que receberão juntos R$ 180.556.530,18. Boa parte desse valor será para contribuintes com algum tipo de prioridade, divididos da seguinte forma:
- 3.188 contribuintes possuem mais de 80 anos
- 25.119 têm entre 60 e 79 anos
- 2.295 possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave
- 9.203 têm no magistério a principal fonte de renda
Se a restituição não for resgatada pelo contribuinte dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o resgate através do portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Os contribuintes que enviaram declarações com inconsistências só conseguem receber a restituição depois de corrigirem as declarações ou de enviarem documentos comprovando os dados apresentados. Para saber se você caiu na malha fina, ou seja, se há inconsistências na sua declaração, é preciso consultar o extrato do Imposto de Renda, acessível pelo portal e-CAC.
Como consultar se está no lote de restituição
A consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda é feita pelo site da Receita Federal. Confira o passo-a-passo:
- Acesse o site da Receita Federal
- Na página inicial, clique em “Meu Imposto de Renda”
- Na página seguinte, clique em “Consultar a restituição”
- Serão apresentadas informações sobre a consulta, incluindo como realizar o procedimento por app. O contribuinte deve clicar em “Iniciar” para dar sequência ao procedimento.
- Na próxima página, preencha os dados requisitados, incluindo o ano de referência da restituição. Digite os caracteres apresentados e clique em “Consultar”.
- Em seguida, será apresentada a situação da restituição. Se ela já tiver sido depositada, aparecerá como “Creditada”. Do contrário, aparecerá como “Enviada para crédito no banco”.
A Receita também orienta sobre o que fazer se o depósito não for realizado na data prevista. Nesse caso, é preciso reagendar o depósito pelos seguintes canais de atendimento do Banco do Brasil:
- Site: www.bb.com.br/irpf
- Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos)