Brasileiros estão cada vez mais interessados nos carros elétricos, porém preços ‘desanimam’

Recente pesquisa revelou que os brasileiros estão cada vez mais interessados nos carros elétricos, porém os preços desanimam o consumidor.

O aumento dos preços dos combustíveis tem levado o brasileiro  a ter novos hábitos de consumo, seja na hora de abastecer, com os serviços que oferecem cupons de desconto em postos, ou mesmo a procura por carros mais econômicos, como os chamados híbridos.

O interesse pelos carros elétricos existe, mas o que desanima são os altos preços dos automóveis que fazem o consumidor desconsiderar a opção. 

O que diz pesquisa?

De acordo com pesquisa realizada pela Ipsos, carros eletrificados são o sonho de consumo de muitos brasileiros, mas alguns fatores pesam na hora da decisão.

Os carros eletrificados ainda não são grandes conhecidos do público brasileiro, muito em decorrência dos altos preços desses automóveis e da falta de infraestrutura por serem escassos os lugares onde carregar.

Os resultados da pesquisa mostram que 62% dos respondentes afirmam que gostariam de ter um carro elétrico principalmente pela redução dos poluentes, para 47% dos entrevistados, o motivo é a economia da gasolina e utilização da energia renovável proveniente de recursos naturais.

Para 49% dos entrevistados, os preços dos carros elétricos é o principal fator que impede a aquisição dos modelos. No Brasil, os carros elétricos mais baratos custam R$ 100.000 a mais que os carros a combustão. 

As estações de recargas também são um problema destacado na pesquisa, já que a falta de infraestrutura em lugares mais afastados das grandes cidades é algo comum, diferente dos postos de gasolina presentes em todas as áreas. Pelo menos 38% dos entrevistados se mostraram incomodados com a informação.

Brasileiro ainda não sabe o que são os carros elétricos

Ainda segundo a pesquisa, 34% dos respondentes informaram não conhecer os carros movidos a bateria (BEV), o resultado revela que o desconhecimento é um dos fatores responsáveis pela lenta inserção dos modelos no mercado. Já 40% dos entrevistados, afirmam já terem ouvido falar dos carros elétricos, enquanto somente 20% viram ou tiveram contato com a tecnologia.

Para 32,7% dos entrevistados da pesquisa, a consolidação dos carros elétricos no Brasil ainda é um cenário distante, apontando cerca de 15 anos. Para 21%, a realidade deve acontecer entre 5 e 10 anos.

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.