Descontos em dívidas do IPTU do Rio de Janeiro podem chegar a taxas surpreendentes

Boa noticia para os contribuintes cariocas com débitos de IPTU, ISS, ITBI e multas municipais. O Concilia Rio, programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que permite descontos de até 80% em encargos e multas, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores. O munícipe que aderir ao Concilia vai receber desconto de 80% dos encargos moratórios e multas de ofício, no caso de pagamento à vista da dívida. Caso opte por parcelar o débito em até 12 vezes, o desconto será de 60%. Entre 13 e 24 vezes, de 40%, e, entre 25 e 48 vezes, de 25%.

Descontos em dívidas do IPTU do Rio de Janeiro podem chegar a taxas surpreendentes
Descontos em dívidas do IPTU do Rio de Janeiro podem chegar a taxas surpreendentes

Os interessados terão até o começo de dezembro para aderir ao programa, o equivalente a dias contados a partir da data de publicação do decreto que regulamenta a matéria (12 de setembro). O decreto, porém, poderá indicar uma data futura para início da adesão.

Quem desejar parcelar a dívida deve ficar atento. Caso deixe de pagar alguma parcela, o contribuinte perde o benefício do desconto nos juros, e todo o abatimento concedido retorna à dívida original. Ao negociar o pagamento de débitos de IPTU, o contribuinte evita o risco de que seu imóvel vá a leilão. Após o prazo de vigor do Concilia Rio, a Prefeitura deverá fazer um leilão de imóveis de devedores.

Leia também: Financiamento da Caixa usando IPCA atinge 20% dos novos créditos

Serviço

Clique aqui para consultar a Dívida Ativa do Município do Rio de Janeiro 

Confira, a seguir, os endereços e horários de funcionamento dos postos da Dívida Ativa na Cidade. Para que situações relacionadas a dívida no IPTU sejam resolvidas:

Edifício-sede da PGM:

  • Rua Sete de Setembro, 58/A, Centro;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Bangu

  • Rua Fonseca, 240, 2º piso, Shopping Bangu;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Barra da Tijuca

  • Avenida das Américas, 700, térreo, bloco 6B, Shopping Città Office Mall;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Campo Grande

  • Rua Amaral Costa, 140;
  • Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Cidade Nova

  • Avenida Afonso Cavalcanti, 455, anexo, térreo;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Fórum

  • Avenida Erasmo Braga, 115, lâmina 1, 6º andar, sala 622, ao lado da 12ª Vara de Fazenda Pública, Centro;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

Madureira

  • Rua Carvalho de Souza, 274, sala 6;
  • Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.