A partir desse mês, a documentação de licenciamento do Piauí para veículos nãos será mais enviada pelos Correios. O comunicado foi emitido nessa segunda-feira (2), por meio do Detran da região, que informou que os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passarão a ser inteiramente digitais. Quem ainda não aderiu a proposta, deve entrar no aplicativo do CRLV para solicitar a sua versão.
O procedimento é simples, basta ir até a loja de aplicativos do celular e baixar a ferramenta. Ela é gratuita e está disponível na versão IOS e Android. Na sequência, é preciso criar ou já acessar um cadastro existente, fornecendo a numeração do carro (número do renavam e placa) mais os dados pessoais do motorista.
Ao enviar os dados solicitados e confirmar o registro, o motorista terá acesso automático ao documento, juntamente com à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Leia também: Licenciamento SP 2020: aprenda a quitar o débito com IPVA e DPVAT atrasados
Com a versão digital do licenciamento do Piauí, será possível circular por todo o território nacional apresentando apenas o sistema no celular. No entanto, é válido ressaltar que o registro só é liberado se o veículo não possuir pendências, como atraso no IPVA e multas de trânsito.
Nesse caso, é preciso regulamentar a situação, quitar as dívidas e verificar a situação da carteira de habilitação do motorista para que ele não seja barrado pela blitz.
A ideia de aderir ao serviço digital veio por meio do aumento da demanda da emissão de documentos. Com o grande volume de solicitações, o Detran optou pela plataforma online, de modo que otimizasse e barateasse o serviço.
A versão online, diminui os custos com impressão e transporte, além de facilitar para os motoristas que não correrão o risco de esquecer o documento em casa.
Leia também: Pensão por morte do INSS muda após aprovação da reforma
Diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, reforça que o licenciamento do Piauí na versão digital terá a mesma validade do registro físico e não irá modificar o funcionamento da fiscalização.
“Com o CRLV digital, o proprietário não precisará ir até o órgão para ter acesso ao documento. Agora o usuário pode acessar o site do departamento e imprimir o registro, que conta com QR Code, que pode ser lido para verificar a autenticidade durante uma fiscalização de trânsito. Não será cobrada taxa para a versão eletrônica, ela é totalmente gratuita”, destacou.