INSS cria estratégia para reduzir as filas de seu atendimento. Nos últimos dois anos, os aposentados e pensionistas estão enfrentando dificuldades para resolver questões com a previdência. São mais de 1,7 milhões de pessoa em espera, de modo que o órgão precisasse adotar medidas para reduzir o tempo para a concessão dos abonos. Confira.
No mês de março, o INSS conseguiu diminuir as filas de espera para a liberação de seus benefícios. O número de 1,7 milhão de segurados, caiu para 1,6 milhão, uma vez em que o atendimento presencial voltou a ser feito.
No entanto, para além do retorno as agencias, foram reformulados os serviços internos do órgão. De acordo com o presidente do INSS, José Carlos de Oliveira, implementou-se medidas que puderam possibilitar a queda de estoque.
— Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos. Esse passivo é relativamente grande e temos consciência da necessidade de dar uma resposta célere para a sociedade — explicou Oliveira.
O gestor afirma que o INSS está no caminho certo para zerar as filas e assim otimizar o atendimento para com a população.
— Estamos aqui para entregar um INSS melhor para a sociedade brasileira. Com esse objetivo trabalhamos de domingo a domingo — afirmou.
O que o INSS fez para reduzir as filas de espera?
- Capacitação de servidores
- Ampliação e melhoria do parque tecnológico, com a aquisição de cerca de 18 mil novos computadores destinados aos servidores em teletrabalho e renovação dos computadores e redes das unidades do INSS
- Aprimoramento dos sistemas de trabalho para automação dos processos
- Reabertura das agências do INSS para atendimento presencial agendado
- Reorganização da estrutura hierárquica e funcional
- Investimento na segurança do acesso aos sistemas corporativos, visando proteger os servidores e evitar fraudes
- Acordos de cooperação técnica com empresas, associações, sindicatos e prefeituras, para ampliar o acesso aos serviços previdenciários e acelerar a análise
- Parcerias com outros órgãos governamentais e entidades para cruzamento de dados e compartilhamento de informações
- Educação previdenciária aos cidadãos por meio da Escola da Previdência
- Simplificação e organização da legislação previdenciária (nova Instrução Normativa)
- Aprimoramento dos canais de atendimento à população, seja por meio remoto, como o telefone 135 e o Meu INSS (site e aplicativo), seja presencialmente, nas agências do INSS e no PrevBarco
- Pedido de contratação de novos servidores
- Proposição de nova gratificação financeira para incentivar o incremento na análise dos processos em estoque.