Devido à invasão da Ucrânia, muitas empresas ocidentais resolveram encerrar suas atividades na Rússia em forma de protesto. A McDonald’s aderiu a esse movimento e fechou temporariamente as portas das 850 lanchonetes que mantém no país. Agora, itens da rede americana de fast-food estão sendo vendidos por preços exorbitantes em sites russos.
Assim que a McDonald’s anunciou a sua decisão, milhares de cidadãos russos correram às lanchonetes da rede para provar as suas famosas guloseimas pela última vez. As enormes filas formadas nas portas dos estabelecimentos demonstraram como a marca tem um público fiel no país.
E isso também pode ser observado no valor dos itens que estão sendo vendidos agora pela internet. Eles vão desde o tradicional Big Mac, anunciado por 5.000 rublos (R$ 255), até copos descartáveis, ofertados por 1.000 rublos (R$ 51). Mas há itens sendo vendidos por preços ainda maiores, como as sacolas de papel da marca, que podem ser encontradas por até 50.000 rublos (R$ 2.500).
As vendas são realizadas num site chamado Avito, o maior do gênero na Rússia. Nele, é possível encontrar outros produtos da McDonald’s sendo ofertados por preços igualmente altos, como: recibo de compra de 666 rublos (vendido agora por um valor 10 vezes maior), pote de molho (R$ 510) e pacote com garfo e faca de plástico (R$ 255).
Saudades do Big Mac?
Essa supervalorização dos produtos certamente tem a ver com o fechamento oficiadas lanchonetes no país e o sucesso que elas fazem entre os russos, sobretudo os mais jovens. Antes da guerra, o Big Mac, por exemplo, era comercializado por 135 rublos (R$ 6,80), de acordo com o famoso Índice Big Mac. O mesmo índice aponta que a iguaria era vendida no Brasil por R$ 22,90 em janeiro deste ano.
Também é preciso considerar a forte desvalorização que a moeda russa sofreu após o início do conflito, inclusive em relação ao real. Pela cotação de hoje (17), R$ 1 vale 19,59 rublos. Há um mês, a proporção era de R$ 1 para 15 rublos.
As sanções anunciadas por empresas e governos ocidentais certamente causarão estragos à economia russa, na forma de aumento da inflação e do desemprego, especialmente. Mas muitas pessoas no país procuram se mostrar confiantes quanto ao futuro e até debocham das sanções impostas.
Isso pode ser observado nos comentários sobre os itens “caríssimos” da McDonald’s. Um internauta, por exemplo, comentou que “nuggets de frango sem gosto” estavam sendo ofertados. Outra prova do bom humor russo é a inegável semelhança entre o logo da rede americana e a sua suposta substituta, a Uncle Vanya’s.