Johnson&Johnson suspende produção da vacina da Janssen; motivos são econômicos

Empresa responsável pela fabricação de imunizantes contra a covid-19 suspende suas atividades. Nessa semana, começou a circular na imprensa nacional que a Johnson & Johnson, produtora da vacina Janssen, está paralisando a comercialização do medicamento. O motivo seriam questões econômicas. Entenda os detalhes, abaixo.

Há dois anos vivenciando a pandemia do novo coronavírus, o mundo ainda segue na luta para otimizar as campanhas de vacinação. No entanto, uma notícia pode impactar no andamento do cronograma de imunização. A Johnson & Johnson, responsável pela produção da Janssen, fechou as portas de sua fábrica.

A Janssen não será mais produzida?

Até o momento, o que se sabe é que a paralisação na produção do imunizante é uma medida temporária. Uma nova fábrica deverá passar a produzir novamente outros lotes de vacina ao longo dos próximos meses.

Há ainda informações sobre a produção de uma nova versão do medicamento que seja potencialmente mais lucrativa, estando em período de teste.

De acordo com uma apuração do jornal americano New York Times, a farmacêutica já conseguiu somar cerca de até 3,5 bilhões de dólares em vendas de sua vacina contra a Covid-19 em 2022.

Já em 2021, a marca contabilizou 2,39 bilhões de dólares em vendas da vacina contra a Covid, ficando abaixo de sua própria meta de 2,5 bilhões de dólares.

Pronunciamento da empresa

Jake Sargent, porta-voz da Johnson & Johnson, disse por e-mail ao The New York Times que a empresa está “focada em garantir que a vacina esteja disponível onde as pessoas precisam” e que sua rede global de produção “está trabalhando dia e noite” para ajudar a combater a pandemia.

O que dizem os especialistas

Dr. Ayoade Alakija, co-chefe do programa de distribuição de vacinas da União Africana, em entrevista ao jornal americano, explicou que não acha uma alternativa coerente suspender a produção dos imunizantes para atender aos interesses econômicos.

“Este não é o momento de mudar as linhas de produção do nada, quando a vida das pessoas em todo o mundo em desenvolvimento está em jogo”.

Até o momento não há previsão de retomada da distribuição por parte da empresa.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.