IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como

População de São Paulo tem acesso a descontos no pagamento do IPVA. Começou oficialmente o calendário do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, desse modo, os cidadãos devem ficar atentos as possibilidades de redução da tarifa. Nesse ano, há reajustes de até 9%. Acompanhe.

IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como (Imagem: FDR)
IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como (Imagem: FDR)

O IPVA funciona como um tributo anual, destinado para todos os cidadãos que proprietários de veículos automotores. Seu calendário e descontos varia de acordo com o Detran de cada Estado. Para quem reside em São Paulo, a cota única já está em funcionamento.

Pagamento do IPVA SP

Esse ano, o cidadão pode optar pela cota única, que significa o pagamento total do imposto, durante o mês de janeiro. Além disso, há a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes. Aqueles com um veículo zero, têm direito há um desconto de 3%.

É válido ressaltar que aqueles que optaram pelo parcelamento devem quitar o primeiro boleto em fevereiro e não terão reajustes. A cobrança já foi iniciada no dia 10 de janeiro pela cota única, concedendo uma redução de 9%.

Lista de descontos e prazos de pagamento do IPVA SP

  • Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;
  • Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;
  • Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

Alíquotas

Com relação às alíquotas, os veículos novos e usados não tiveram alteração. Isso implica dizer que há uma taxação de 4% para os carros de passeio e 2% para caminhonetes cabine simples. Já os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, estão com uma alíquota reduzida de 4% para 1%.

Esse ano, o governo de São Paulo espera arrecadar aproximadamente R$ 21,8 bilhões com o imposto. Para calcular essa estimativa, a Sefaz levou em consideração o total de veículos em circulação no estado.

Há cerca de 17,8 milhões veículos sujeitos ao recolhimento do imposto e os outros 7,5 milhões estão isentos. Dentre eles, foram contabilizados aqueles com mais de 20 anos de fabricação, taxistas, Pessoas com Deficiência e veículos oficiais.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.