O IPVA 2022 em São Paulo traz algumas novidades. Uma das principais é a possibilidade de obter três tipos de desconto. O maior deles, de 9% sobre o valor total, valia até a última sexta-feira (21), quando os proprietários com placa final 0 (zero) puderam quitar a cota única.
Mas quem não quitou o IPVA 2022 até essa data pode obter outros descontos. Os motoristas que pagarem a cota única em fevereiro ou parcelar o imposto em 5 vezes terão direito a desconto de 5%, válido para todos os tipos de veículo.
O terceiro desconto previsto é de 3% para quem adquirir um veículo novo neste ano e quitar o IPVA integralmente até 5 dias após a compra.
Confira como ficou o calendário de pagamentos do IPVA 2022, dividido em duas categorias de veículos.
Calendário IPVA São Paulo 2022
Houve reajuste no IPVA 2022?
Não. O governo estadual não aplicou nenhuma mudança nas alíquotas do IPVA. Porém, os contribuintes devem pagar um imposto maior este ano devido à inflação no mercado de veículos. Estima-se um aumento médio de 22,5%, considerando a elevação dos valores da tabela FIPE em São Paulo.
As alíquotas continuam as mesmas:
- 4% para carros de passeio
- 2% para motos, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e maquinas pesadas
- 1,5% para caminhões
A exceção são os veículos de locadoras, que pagarão 1% de imposto este ano (antes pagavam 4%).
Atraso no IPVA e licenciamento
O atraso no pagamento do IPVA em São Paulo gera multa de 0,33% por dia, com limite de 20% até o 60º dia. Após esse período, se a inadimplência continuar, a multa é elevada para 40%. Além disso, há cobrança de juros de mora corresponde à inflação e inscrição do nome em órgãos de proteção ao crédito.
A principal consequência para o motorista de não pagar o IPVA é não poder fazer o licenciamento do veículo. Sem esse procedimento, ele fica proibido de conduzir, correndo o risco de ter o veículo apreendido, perder pontos na CNH e pagar multa em caso de descumprimento.
A taxa de licenciamento este ano terá vencimentos de julho a dezembro, para a maioria dos veículos, e de outubro a dezembro para caminhões. O valor será o mesmo para todos os proprietários – R$ 144,86 – e não haverá desconto para quem pagar antecipadamente. O pagamento da taxa, inclusive, já está disponível.