Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria no Diário Oficial da União sobre as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (Enem 2022). Porém, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia divulgado as datas da prova nas redes sociais.
De acordo com a última portaria foi publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Na noite de quinta-feira (20), o ministro Milton Ribeiro publicou as datas pelas redes sociais. Além das datas das provas do Enem 2022, a portaria também divulgou que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2022) será realizado no dia 27 de novembro.
Nos últimos dois anos, o Enem tem registrado queda no número de inscrição e participação no dia da prova. O motivo foi a pandemia de Covid-19 que atinge o Brasil desde 2020. No ano passado, o exame registrou 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005.
Já em 2020 a queda foi sentida pelo índice de abstenção que atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados. Para este ano é esperado que o número de candidatos aumente e que a participação seja maior, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19.
O Enem 2022 impresso deve seguir as mesmas regras que os anos anteriores. Assim, no primeiro dia o candidato terá 5h e meia para responder 90 questões sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Além disso, será preciso fazer a produção textual que pede o gênero dissertativo-argumentativo. No segundo dia de prova os estudantes responderão mais 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias em até 5 horas.
O horário de início ainda não foi divulgado, mas geralmente começas às 13h (horário de Brasília). No ano passado, o MEC iniciou a aplicação do Enem digital. Ao todo foram 96.086 mil estudantes que se inscreveram para essa modalidade.
A ideia é que a partir de 2026 o Enem seja todo digital, economizando recursos e modernizando o exame. Neste ano, o Enem 2022 também deve ser aplicado nas duas modalidades: impressa e digital.