SiSU 2022: programa já tem datas confirmadas; confira calendário

Inscrições no SiSU 2022 estarão disponíveis já no próximo mês, após a divulgação da nota do Enem. A seleção deve oferecer milhares de vagas em instituições públicas de todo o país.

SiSU 2022: programa já tem datas confirmadas; confira calendário
SiSU 2022: programa já tem datas confirmadas; confira calendário (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação divulgou o calendário do Sistema de Seleção Unificada desse primeiro semestre do ano. O programa atualmente é usado em diversas universidades como substituto do tradicional vestibular.

Com o SiSU 2022 os estudantes terão a oportunidade de usar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio 2021 para concorrer a vagas em instituições públicas, sejam elas universidades estaduais ou federais e até mesmo nos institutos federais espalhados por todo o país.

SiSU 2022

Veja abaixo o cronograma completo do sistema:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

A consulta de vagas no site oficial deve ser disponibilizada dias antes da abertura das inscrições.

Apenas quem fez o Enem 2021 poderá participar do processo seletivo.

Além disso, os estudantes precisam ter nota superior a zero; esses são os únicos critérios considerados para a inscrição.

Por outro lado, as instituições sempre destinam parte de suas oportunidades de ingresso ao sistema de reserva de vagas, nesse caso é necessário que o estudante atenda aos requisitos de cada grupo atendido.

No mais, quem possui diploma de graduação, deficiência, entre outros quesitos, pode sim participar da seleção.

Outro ponto importante para ser lembrado é quanto ao fato de que a faixa de renda do candidato não é analisada no SiSU.

Durante a inscrição os estudantes precisam observar apenas duas coisas: a nota de corte de cada curso, pois ela varia de acordo com o curso e a instituição, já que leva em consideração o número de vagas e de inscritos.

E também deve ficar atento aos critérios estabelecidos por cada instituição, pois, elas podem atribuir pesos diferentes para cada área e, inclusive, estabelecer notas mínimas para a inscrição em cada um dos seus cursos.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.