Comprar comida por aplicativo cresceu muito nos últimos dois anos devido à pandemia e a facilidade do serviço. Porém, usando esse cenário bandidos estão aplicando o golpe do delivery.
A modelo Yasmin Brunet foi vítima do chamado golpe do delivery e relatou em suas redes sociais ter perdido R$ 7,9 mil. O golpe aconteceu após ela pedir uma refeição em um aplicativo de entregas no Rio de Janeiro.
Segundo a modelo, após fazer o pedido ela recebeu uma ligação comunicando que o motoboy havia sofrido um acidente. Em seguida, uma funcionária do restaurante informou que um novo pacote seria enviado.
Porém, para isso seria necessário cancelar a primeira solicitação no aplicativo. Após isso, o suposto entregador chegou com a refeição e questionou sobre o valor que deveria passar na máquina.
O entregador não retirou o capacete, relatou Yasmin, e mostrou a máquina com o valor de R$ 77 na tela. Porém, o motoboy informou que a transação não havia sido autorizada. A modelo pediu que ele mostrasse a mensagem e ele deixou o local sem dar explicações.
Diante disso, a modelo suspeitou do ocorrido e ligou para a operadora do cartão de crédito. A empresa informou que ela havia perdido R$ 7,9 mil. Relatos como esse, envolvendo o golpe do delivery, estão cada vez mais comuns. Para não cair no golpe do delivery algumas ações podem ser feitas para se proteger:
- Pagar o pedido direto pelo aplicativo através de cartão de crédito: assim é mais fácil identificar um golpe. Portanto, evite pagamento via maquininha;
- Caso não seja possível pagar via aplicativo, opte sempre pelo pagamento via cartão de crédito na maquininha. Havendo um golpe é possível solicitar estorno do valor com a operadora do cartão;
- Confirme as informações direto no aplicativo: caso receba uma ligação do suporte informando qualquer mudança no seu pedido confirme no app antes de realizar qualquer outra ação;
- Utilize o telefone fornecido pelo aplicativo;
- Ative as notificações de transações no aplicativo do seu banco. Com isso, assim que seu pedido for pago, confira se o valor da notificação está correto;
- Caso ocorra o golpe, a vítima deve abrir um boletim de ocorrência.