Nesta quarta-feira (22) a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento do Auxílio Brasil para mais um grupo de beneficiários. Será o penúltimo pagamento previsto para este mês.
O Auxílio Brasil começou a ser pago ainda em novembro, em substituição ao programa Bolsa Família, que foi extinto. Com a aprovação da PEC dos precatórios, o governo já está pagando um valor mínimo de R$ 400, mas o valor exato varia de acordo com os requisitos atendidos pela família.
O programa segue o calendário do antigo Bolsa Família, mas os repasses de dezembro foram antecipados devido aos feriados de fim-de-ano. É importante acompanhar esse calendário para saber em qual dia seu benefício será liberado.
Quem recebe o Auxílio Brasil hoje?
Nesta quarta-feira (22), o Auxílio Brasil é pago para os beneficiários com NIS terminado em 9.
Para ter acesso ao Auxílio Brasil, basta estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Se você ainda não está inscrito, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social e realizar o procedimento.
Para acompanhar o calendário de pagamento e entender outros detalhes do benefício, é recomendado acessar os aplicativos “Auxílio Brasil” ou “Caixa Tem”. Neste último, você poderá ver as movimentações na sua conta e será informado quando o auxílio cair.
Calendário completo do Auxílio Brasil
Dezembro de 2021
- NIS final 1: 10 de dezembro de 2021
- NIS final 2: 13 de dezembro de 2021
- NIS final 3: 14 de dezembro de 2021
- NIS final 4: 15 de dezembro de 2021
- NIS final 5: 16 de dezembro de 2021
- NIS final 6: 17 de dezembro de 2021
- NIS final 7: 20 de dezembro de 2021
- NIS final 8: 21 de dezembro de 2021
- NIS final 9: 22 de dezembro de 2021
- NIS final 0: 23 de dezembro de 2021
Como sacar o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é repassado por meio da Caixa Econômica Federal, mas não é necessário ser um correntista do banco para ter acesso ao benefício.
A Caixa criará automaticamente, para todos os beneficiários, uma Conta Poupança Social, na qual será depositado o recurso. É possível ter acesso a ela através do app Caixa Tem, que também permite transferir o dinheiro para outras contas e até fazer PIX.
Também é possível ir até uma agência da Caixa e solicitar o recebimento do Auxílio Brasil.
Além disso, quem já recebia o Bolsa Família poderá realizar o saque com o cartão desse programa em qualquer lotérica ou caixa eletrônico, ou mesmo sem o cartão, apenas apresentando um documento de identidade na lotérica ou agência.
O Auxílio Brasil é na verdade composto por 9 benefícios diferentes, sendo 3 básicos e 6 complementares. Desse modo, o valor repassado para cada família dependerá de fatores como número de filhos em idade escolar, rendimento escolar, rendimento em competições esportivas, etc.