Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás?

Após sancionar vale gás, presidente Jair Bolsonaro responsabiliza Lula pela alta no preço do botijão. Nessa semana, foi aprovado o projeto de lei que institui a concessão de uma ajuda de custo para a aquisição do botijão de gás. A medida foi validada pelo governo federal, mas de acordo com o chefe de estado a inflação no produto é de responsabilidade de gestões anteriores.

Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás? (Imagem: FDR)
Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás? (Imagem: FDR)

O vale gás foi finalmente aprovado, mas Bolsonaro afirma que a culpa de tal despesa é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com ele, o petista é o principal responsável mediante suas negociações negativas para se beneficiar com os lucros da Petrobras.

Hoje, a média nacional do botijão com 13kg é de R$ 102,00. O preço varia a depender dos estados e municípios, mas não é encontrado abaixo de R$ 80.

Bolsonaro volta a atacar Lula

Em entrevista concedida para jornalistas no Palácio da Alvorada, o chefe de estado informou que “não pode quem tem 25 ou 30 anos não saber o que aconteceu há até 10 anos”, fazendo referência aos impactos do governo Lula.

“Tem gente que quer voltar ao mesmo tipo de gente que colocou o Brasil em situação difícil. Tem gente que acha que se o cara voltar vai ter gasolina a 3 reais e gás a 50”, afirmou Bolsonaro se referindo a candidatura de Lula nas eleições de 2022.

Para ele, a culpa dos combustíveis estar em alta se dá pelas negociações entre o PT e a Petrobras.

“A Petrobras tem problemas? Tem. Ela se aparelhou com legislação para se autoproteger. Igual ao preço por paridade internacional, que é uma lei de 2016. Alguns falam que eu posso interferir. Eu respondo civil ou criminalmente. Agora, o grande vilão é o ICMS”, insistiu.

O presidente ainda relacionou o atual preço do botijão a expropriação de refinarias da Petrobras feitas pela Bolívia. Criticando a relação de Lula com o presidente da Bolívia na época, Evo Morales.

“O gás está caro? Agradeça ao Lula que deu a refinaria da Petrobras”, retrucou.

Sobre o vale gás

O benefício começará a ser pago ao longo das próximas semanas. De acordo com sua legislação, terá direito ao recebimento as:

  • famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
  • famílias que tenham entre os integrantes residentes no mesmo endereço quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Documentos para solicitar o vale gás

  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade – RG; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor; ou
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.