Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem usar suas notas para entrar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). E para obter bolsas em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio com o exame.
O que é o SISU?
O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas. As vagas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O programa é gratuito, o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.
O Sisu não oferta bolsas de estudo e sim acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior.
O que é o Prouni?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade. Sendo assim, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares.
As bolsas podem ser de 50% ou de 100%, mas para isso é necessário que o estudantes esteja encaixado nos requisitos de renda e nota de corte exigidos para cada curso.
FIES
O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.
O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.
A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Calendário SISU, PROUNI e FIES 2022
Para realizar as inscrições do Sisu os estudantes terão de 21 a 24 de janeiro. As inscrições geralmente são abertas à meia noite e duram até 23H59 do dia 24 de janeiro.
Já as inscrições do Fies serão do dia 19 até 28 de fevereiro e o Prouni as inscrições serão aceitas de 29 de janeiro até 1º de fevereiro.
Como se inscrever?
- Prouni
A inscrição pode ser realizada totalmente online pelo site do Prouni. Após isso é preciso realizar um cadastro fornecendo o CPF e o número de inscrição do último Enem.
O prazo para a realização da inscrição é de quatro dias, por isso não deixe para a última hora já que o site pode ficar congestionado e acabar não conseguindo realizar a inscrição.
- SISU
Para se candidatar às vagas é preciso acessar seu login único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Não é obrigatório preencher uma segunda opção de curso no Sisu. É importante destacar que existe a possibilidade de colocar o mesmo curso, na mesma universidade, porém em turnos diferentes.
- FIES
Para se inscrever:
- Acesse portalfies.mec.gov.br e clique em “Minha inscrição”;
- Em seguida, selecione “Entrar com gov.br”;
- a inscrição é feita com a conta do gov.br, uma espécie de cadastro único para serviços digitais do governo. É possível criar uma conta no botão à esquerda da tela destacado em verde ou prosseguir com CPF e senha;
- Depois é preciso passar por quatro etapas para a inscrição. Na primeira, confirme seus dados e preencha o RG e endereço. Em seguida, valide o reCAPTCHA e clique em “Gravar e avançar”
- Na tela seguinte, informe dados e responda ao questionário. Marque as respectivas opções e avance novamente;
- A próxima etapa consiste em preencher seu grupo familiar. Informe nome, data de nascimento, CPF e renda individual mensal bruta. Caso você more com outros familiares, é necessário preencher com as informações de cada um.