Nova rodada de pagamentos da restituição do Imposto de Renda começará no dia 17 de fevereiro. A partir de segunda-feira (10) os contribuintes poderão consultar o lote residual de restituição multiexercicio do IRPF referente aos anos de 2008 e 2019. Os valores variam de acordo com as declarações de cada cidadão que já somam mais 116.188 brasileiros.
Ao todo, serão liberados mais de R$ 297 milhões, sendo R$ 133,467 milhões ofertados para os contribuintes com preferência no recebimento: 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 6.052 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para poder saber se tem direito ao pagamento e qual o valor, o contribuinte deve abrir a página da Receita Federal. O procedimento é simples e a consulta se dá por meio da documentação pessoal, como o número do CPF.
Leia também: IRPF 2020: aprenda a preencher declaração com dependente e alimentando
No portal, além de saber os valores das restituições os usuários têm acesso direto ao extrato de sua declaração, de modo que consiga verificar se há irregularidades nos dados fornecidos que podem o levar até a malha fina.
Nesse caso, será preciso recorrigir os erros e solicitar uma auto regularização, entregando a declaração retificadora.
Outra fonte de contato também é o Receitafone 146, basta se identificar, seguir os procedimentos solicitados pelas atendentes e perguntar quais dúvidas deseja esclarecer.
Por fim, a Receita Federal disponibiliza ainda um aplicativo. A ferramenta é aceita em celulares e tablets, nas versões IOS ou Android. Para consultar, para se cadastrar informando o número do CPF.
No app é possível saber o valor das restituições e também se há alguma irregularidade no CPF fornecido.
Leia também: FGTS pode ser pago para desempregados nessas situações; confira!
Prazo de saque da restituição do Imposto de Renda
Os pagamentos serão liberados a partir do dia 17 deste mês e ficarão disponíveis até o dia 17 de fevereiro de 2021. Após o prazo, o valor só poderá ser sacado sob a apresentação de um requerimento especial que deve ser feito por meio do site da Receita.
É preciso ir até a opção Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.