Desde a última segunda-feira (15), os tutores de pets começar a emitir o Registro Geral do Animal (RGA) na versão digital, permitindo uma identificação mais fácil. Saiba aqui para que serve o RG animal, quais informações contém nele e como realizar a sua emissão.
A intenção da prefeitura de São Paulo é manter a segurança dos pets, segundo explicou Analy Xavier da da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
“É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, disse.
O que é o Registro Geral do Animal?
O RGA é um documento oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), gratuitamente, ou seja, um RG do nosso amiguinho.
Ele é obrigatório na cidade de São Paulo desde 2001, para cães e gatos com mais de três meses. Nele contém informações sobre o pet e também sobre o seu tutor.
Ao realizar o cadastro, o cidadão ganha ainda uma plaqueta com o número de registro para ser usado na coleira do seu animal.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade tem a intenção de fortalecer a política pública de proteção animal para atender às demandas da população e facilitar o acesso a elas.
“Estamos numa cidade que gosta e cuida dos seus animais. É necessário manter um olhar especial com todos, como fazem entidades que ajudam na proteção aos animais, como, por exemplo, a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), com 126 anos de existência”, disse.
Onde criar o RG Animal
O cadastro pode ser realizado de forma gratuita no site SP156, que reúne diversos serviços oferecidos pela cidade de São Paulo aos moradores da capital estadual.
Para o registro é necessário fornecer RG e CPF do tutor, comprovante de residência em nome do tutor, foto do animal e também comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
É possível solicitar ainda o documento presencialmente em um dos 17 postos de atendimento da prefeitura, porém, é preciso realizar agendamento prévio. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 156.