RG online já está disponível para moradores do estado de São Paulo; veja como baixar

A Polícia Civil de São Paulo lançou, na semana passada, o aplicativo RG Digital SP, uma versão virtual da carteira de identidade disponível para dispositivo móveis. O app é para as pessoas que possuem o RG emitido no estado após 2014. A cédula virtual, no entanto, não substitui a documentação física, mas pode ser utilizada em várias situações. 

RG online já está disponível para moradores do estado de São Paulo; veja como baixar
RG online já está disponível para moradores do estado de São Paulo; veja como baixar (Imagem/Reprodução Google)

Para ter acesso a documentação virtual, é preciso que o RG contenha a numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Em suma, os documentos emitidos após 4 de fevereiro de 2014 apresentam os requisitos necessários. 

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo do documento digital é para acelerar o processo de recuperação em caso de eventuais perdas da cédula física.

Além disso, pode ser utilizado no dia a dia em situações que não é necessário apresentar o documento físico, por exemplo, para fazer consultas do número em algum cadastro. 

Ainda segundo a Polícia Civil, 95% da população de São Paulo tem a documentação apta para acessar o app.

A parcela da população que ainda não tem o documento físico atualizado deve procurar os órgãos responsáveis, para que assim possa adquirir a versão com o código QR. 

Como baixar a versão digital do RG

O aplicativo RG Digital SP está disponível para aparelhos Android 5.0 e iOS 10, além das versões superiores. Confira o passo a passo:

  • Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app “RG digital SP”;
  • Ao abrir o app, clique em “Adicionar RG”;
  • Escaneie o QR Code do RG físico;
  • Faça o cadastro do seu rosto na biometria facial;

Logo após a versão digital do documento de identidade já vai estar disponível e pronta para uso.

Caso seja feita a troca de dispositivo móvel ou a desinstalação do aplicativo, basta baixar novamente o RG Digital SP. Um novo registro deve ser realizado, para isso basta seguir os passos novamente. 

Contudo, é necessário ter atenção, pois o RG digital só pode ser utilizado em um dispositivo móvel por vez, podendo ser bloqueado caso haja tentativa de obtenção em outros celulares.

Em caso de roubo ou furto, a Polícia Civil orienta que o usuário faça o registro do ocorrido. O boletim pode ser feito na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia.