Brasil ultrapassa o EUA e tem maior índice em vacinação completa

Dados do portal Our World in Data apontaram que o Brasil ultrapassou o índice de vacinação completa contra a Covid-19 dos Estados Unidos da América (EUA) que, até então, estava à frente na campanha de vacinação.

Conforme apurado, 59,75% dos brasileiros já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19, enquanto apenas 57,62% dos norte-americanos já completaram o esquema vacinal.

O destaque nesse avanço foi notório porque a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou antes nos EUA, quando a primeira dose foi aplicada no dia 14 de dezembro de 2020 em uma enfermeira de um hospital de New York. 

Por outro lado, no Brasil, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada no dia 17 janeiro, também em uma enfermeira. Mas enquanto nos EUA a vacina utilizada foi a Pfizer, no Brasil a aplicação contou com a CoronaVac.

Agora, pelo que disse o cientista Eric Topol, à Folha de S.Paulo, o Brasil é um dos 55 países que superaram os índices de vacinação norte-americanos. A plataforma Our World in Data também mostra que até o dia 14 de novembro, 59,8% dos brasileiros já haviam completado o esquema vacinal contra o novo coronavírus. Em contrapartida, na mesma data os EUA já havia atingido o índice de 57,6%. 

Este percentual representa 125,4 milhões de brasileiros vacinados com as duas doses da vacina até o dia 14 de novembro, de um total de 213,3 milhões, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a atual população brasileira.

São exatamente estes números que representam os 58,8% de brasileiros que já fizeram parte da campanha nacional de vacinação

Vale ressaltar que pode haver uma ligeira distinção entre os percentuais apresentados pelo Our World in Data e o consórcio de veículos de imprensa, ambas iniciativas criadas com o propósito de acompanhar o progresso da vacinação contra Covid-19 no Brasil e no mundo.

A divergência ocorre pela falha no sistema de cidades e municípios que podem demorar um pouco para repassar oficialmente ao sistema todos os dados a respeito da imunização. 

O índice de vacinação do Brasil se assemelha à apuração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, órgão responsável por registrar a vacinação completa de, aproximadamente 195,3 milhões de norte-americanos.

Enquanto isso, na plataforma inglesa vinculada à Universidade de Oxford, o Our World in Data, é possível comparar os dados referentes a uma série de países. Como observar que o Chile também ultrapassou os EUA no início do mês de junho no que compete à proporção de cidadãos com o esquema vacinal completo. 

No dia 4 daquele mês, o Chile marcou 43,9% da população vacinada com as duas doses, ficando 0,2% à frente. Enquanto no dia 12 de novembro, data da última divulgação de dados oficial do Chile, o país estava com 81,8% do índice de imunização. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.